Pai do Orkut tem conta no Facebook

O criador do Orkut, o engenheiro de software turco Orkut Buyukkokten, está no Facebook. Em sua conta, ele acumula 455 amigos. No Orkut, Buyukkokten conta com 472 amigos

São Paulo — Apesar de ter criado o Orkut, rede social que compete diretamente com o Facebook, Orkut Büyükkökten mantém um perfil no site rival. E ele tem quase tantos amigos lá quanto no próprio Orkut. São 455 amigos na rede social concorrente, contra 472 no site do Google.

Grande parte dos contatos de Orkut são de sua época de faculdade, em Stanford, nos Estados Unidos, e do Google, onde ele trabalha atualmente. Adivinhem o endereço do perfil de Orkut na rede social criada por Mark Zuckerberg? Facebook.com/orkut. E, não, ele e Mark Zuckerberg não são amigos no Facebook.

No mundo, o Facebook supera os 600 milhões de usuários, enquanto o Orkut conta com 85 milhões, segundo a comScore. Já no Brasil, o Orkut conta com cerca de 43 milhões de usuários, enquanto o Facebook conta com 9,5 milhões. Porém, o segundo cresce em ritmo acelerado.

Seria a adesão de Buyukkokten ao Facebook o golpe final de reconhecimento que a rede social de Zuckerberg é melhor que o Orkut? Afinal, se você tem uma padaria, por que comer do pão do vizinho? A pergunta fica mais significativa quando se nota que há mais gente do Google na rede concorrente. É o caso da vice-presidente Marissa Mayer.