Os smartphones com as melhores câmeras do mercado

iPhones e Galaxies estão no ranking elaborado pelo DxOmark, instituto especializado em análise de equipamentos fotográficos

São Paulo – Se a câmera é o item mais importante no seu próximo smartphone, é melhor conferir o novo ranking do DxOMark. Há anos, o instituto avalia o hardware de câmeras, incluindo as que estão presentes nos celulares.

A versão mais recente da lista traz aparelhos como o iPhone 6s Plus, o Moto Z Force e o LG G5.

Com 88 pontos na avaliação do instituto, o smartphone Samsung Galaxy S7 edge é o aparelho que teve a melhor nota entre os que estão disponíveis no mercado brasileiro. O produto tem câmera de 12 MP e pode capturar vídeos com a resolução 4K. 

Ele tem também uma tecnologia chamada Dual-Pixel, que registra dois fotodiodos por pixel, em vez de um, como fazem as demais câmeras de smartphones do mercado. O objetivo disso é obter fotos mais nítidas, mesmo em locais parcialmente escuros. O recurso também aumenta a velocidade e precisão do foco automático da câmera. EXAME.com também já avaliou o S7 edge e constatou que ele tem a melhor câmera do mercado atualmente.

Vale observar que nem somente smartphones recentes aparecem no ranking do DxOMark. Alguns gadgets, como o Xperia Z2, o Galaxy S5 e LG G4 já são de gerações passadas – e, hoje, têm preços por volta de 1.300 reais. 

O ambiente em que os testes do DxOMark são realizados é extremamente controlado. A sala de fotografia tem paredes pretas ou cinza escuras, a temperatura é de 23°C (com margem de erro de dois graus para mais ou para menos) e o nível de umidade é de 50%. Tripés e outros suportes são usados, bem como iluminações apropriadas. 

No entanto, nem sempre os resultados dos testes de laboratório são os que o consumidor tem no dia a dia. Isso acontece devido à alta gama de opções para foto, bem como ao conhecimento técnico dos profissionais que realizam os testes. E, claro, diferenças também podem existir no mundo real por causa de cenários com iluminação insuficiente para o sensor da câmera ou até mesmo temperaturas inadequadas, como o calor excessivo. 

Veja o ranking a seguir:

1 – Galaxy S7 Edge e HTC 10 (88 pontos)

2 – Galaxy S6 Edge Plus, Moto Z Force e Xperia Z5 (87 pontos)

3 – Galaxy S6 Edge, LG G5 e Galaxy Note 5 (86 pontos)

4 – Nexus 6P, iPhone 6s Plus, Moto G Plus e Moto Z e Moto X Force (84 pontos)

5 – Galaxy Note 4, Moto X Style, LG G4 (83 pontos)

6 – iPhone 6, iPhone 6s, iPhone 6 Plus, Xperia Z3+ e BlackBerry Priv (82 pontos)

7 – Nextbit Robin (81 pontos)

8 – Huawei P9 (80 pontos)

9 – Galaxy S5, Xperia Z3, Xperia Z2, Xperia M5, Xiaomi Mi 5 (79 pontos)

10 – HTC One A9, Nexus 6 (78 pontos)

Os modelos Huawei P9, HTC One, Nexus 6, Nexus 6P, Nextbit Robin, BlackBerry Priv e Xiaomi Mi 5 não são vendidos oficialmente no mercado brasileiro.