Ônibus elevado é testado na China, e Brasil tem interesse

Mostrado no primeiro semestre, ônibus elevado passo pelos primeiros testes na China. Agência afirma que Brasil tem interesse no veículo

São Paulo – A China está realizando os primeiros testes com o que promete ser o ônibus do futuro. O veículo é elevado e passa por cima de carros e motos que esteja trafegando normalmente nas vias.

O Brasil, segundo a agência de notícias chinesa Xinhuanet, já mostrou interesse em usar a tecnologia para desafogar engarrafamentos de cidades.

O veículo é chamado TEB-1 (sigla para Transit Elevated Bus, ou ônibus de trânsito elevado) e promete melhorar o fluxo do transporte em ambientes urbanos. Nesse primeiro teste foram avaliados sistema de freios, aceleração e consumo de energia, de acordo com a agência.

Os testes iniciais aconteceram no norte da China, na província de Hebei, na última terça-feira (2). O modelo em uso era capaz de transporte até 300 passageiros. Ele tem 22 metros de comprimento e 7,8 metros de largura.

O projeto havia sido inicialmente mostrado em uma feira chinesa, a China Beijing International High-Tech Expo. Na ocasião, os engenheiros afirmaram que os custos de implementação são equivalentes a 1/5 do que seria gasto com metrô, por exemplo.

Além do Brasil, a agência cita outros países interessados no veículo, eles são França, Índia e Indonésia.

Veja alguns vídeos dos testes abaixo.