O que as buscas no Google falam sobre telecom no Brasil

Google mostra tendências das telecomunicações a partir de buscas dos clientes

São Paulo – Como os brasileiros buscaram produtos e empresas do setor de telecomunicações em 2017 e o que essas buscas mostram?

O Google enviou com exclusividade ao site EXAME alguns insights extraídos de buscas relacionadas ao tema ao longo do ano de 2017. Todos os números de crescimento se referem aos dados de 2017 sobre os de 2016.

De forma geral, houve aumento nas buscas de termos relacionados ao setor de telecomunicações—seja para coisas relacionadas a telefonia móvel ou fixa, além de TV por assinatura.

O crescimento nas buscas sobre telefonia móvel foi de 22%. Para telefonia fixa, o aumento no volume de buscas foi de 19%.

Veja abaixo algumas das principais descobertas a partir desses dados.

– Vídeos sob demanda estão em franco crescimento. No ano passado, houve aumento de 85% nas buscas relacionadas a termos desse universo. TV por assinatura, por outro lado, cresceu somente 1%.

– Consumidor vê benefícios em serviços agregados de operadoras. Termos sobre benefícios dadas por operadoras a clientes, como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos viram crescimento de 68% no ano passado.

– Quanto mais fácil, melhor para o consumidor. Os canais de atendimento online tiveram 50% mais buscas em 2017. Essas buscas servem para serviços como “Minha Claro” ou “Meu Vivo”, que dão ferramentas de autoatendimento e outras vantagens para os assinantes.

– A Vivo foi a marca mais buscada do setor de telecom e a NET foi a mais buscada para o segmento residencial.

– Alguns termos específicos com enorme crescimento foram: plano família da Vivo (171% de crescimento), o plano TIM Black (156%) e a modalidade controle da TIM (115%).