O iPhone 6 está aposentando os iPads – menos antes de dormir

Ao comprar os novos iPhones com telas grandes, os usuários do app Pocket estão deixando de ler e assistir a vídeos em seus iPads. Veja os números comparando

São Paulo – Com o lançamento do primeiro iPad, em 2010, a Apple fez nascer uma nova categoria de gadgets que seriam vendidos em larga escala. Por algum tempo eles foram a grande coisa da tecnologia e chamava a atenção de muitos aficionados pela área. Mas esses tempos, parece, ficaram para trás.

Um dos grandes responsáveis pelo declínio dos tablets podem ser os smartphones de telas grandes. Já se suspeitava disso. Alguns dados publicados pelo Pocket (um app para guardar e ler textos) mostram como os novos iPhones impactaram nos hábitos de uso de iPads.

A comparação é feita usando iPhone 5s (tela de 4 polegadas), iPhone 6 (tela de 4,7 polegadas) e iPhone 6 Plus (tela de 5,5 polegadas). Em resumo, os números do Pocket mostram que quanto maior a tela do iPhone, menos os usuários recorrem ao iPad para leitura de textos e para assistir a vídeos. Veja os números comparando o tempo gasto na tabela abaixo.

  Tempo no iPhone Tempo no iPad
Usuários de iPhone 5s 55% 45%
Usuários de iPhone 6 72% 28%
Usuários de iPhone 6 Plus 80% 20%

De acordo com o Pocket, a porcentagem de tempo que os usuários de iPhone 6 Plus passam lendo nos smartphones é similar ao que se vê entre donos de Android. No caso do sistema do Google (que é bem difundido em smartphones de grandes telas), a divisão é de 80% de tempo de leitura em um smartphone e apenas 20% de tempo de leitura em um tablet.

Aqueles que têm um iPhone 6 usam seus tablets 19% menos durante a semana e 27% menos durante os finais de semana do que se via com o modelo anterior. O cenário se repete para donos de iPhone 6 Plus. Eles usam os tablets 31% menos durante a semana e 36% menos nos finais de semana.

Mas existe um momento, de acordo com os números, no qual os usuários não abrem mão de seus iPads, entre nove horas de noite e a madrugada. É o período no qual as pessoas leem antes de dormir.

Com os novos iPhones, houve um aumento no consumo de vídeos dentro do Pocket. São 40% mais vídeos visualizados no iPhone 6 Plus e 16% mais vídeos no iPhone 6.

Impactos para o iPad

A Apple parece saber que iPhones maiores implicam menor interesse por iPads. No lançamento de seus novos tablets, a empresa deu pouca atenção e quase não fez mudanças no iPad mini.

A opção em mundo com telas tão grandes são tablets ainda maiores. Alguns rumores afirmam que a Apple pode anunciar um iPad de 12 polegadas em 2015.

Com o cenário atual, também faz sentido o boato que a empresa irá descontinuar o iPad mini em breve.