O iPad e a web vão à festa do Oscar

Um site cheio de recursos interativos e um aplicativo para iPhone e iPad vão permitir espionar as celebridades na festa do Oscar 2011

São Paulo — Falta menos de uma semana para a entrega do Oscar. Um cronômetro no site oficial informa o tempo em dias, horas, minutos e segundos. A festa do mais importante prêmio do cinema mundial acontece no próximo domingo, dia 27, no teatro Kodak, em Los Angeles. A entrega do prêmio vai ser transmitida pela TV para mais de 200 países. Mas acompanhá-la pela web pode ser muito mais interessante. 

No site oficial do Oscar, o internauta pode indicar seus candidatos preferidos. Há uma lista dividida em categorias. E basta clicar para obter informações sobre um determinado filme, ator ou diretor, por exemplo. Feita a escolha, é possível compartilhá-la no Twitter e no Facebook. O site exibe, também, uma série de vídeos sobre os apresentadores, os atores, os filmes e o próprio prêmio.

Acesso aos bastidores

Para os cinéfilos que não se contentam com as cenas transmitidas pela TV, a Academia de Artes de Ciências Cinematográficas, que realiza o Oscar, oferece a opção de observar a festa de pontos de vista mais variados. Por 4,99 dólares, é possível comprar um passe especial, o All Access. Ele dá acesso, via internet, às imagens de diversas câmeras instaladas no palco, na plateia, na entrada do teatro e até no salão onde acontece o jantar de gala depois da premiação. 


Com o All Access, o internauta escolhe qual imagem quer ver num determinado instante. Se tudo funcionar como previsto, será possível acompanhar as celebridades chegando pelo tapete vermelho da entrada e conversando enquanto bebem champagne antes da entrega do prêmio (já estão reservadas 1 200 garrafas de Moët & Chandon), por exemplo. Também será possível observá-las no jantar após a premiação, saboreando pãezinhos e chocolates com o formato da estatueta do Oscar (serão feitos 5 mil pãezinhos e 4 mil chocolates), além de iguarias preparada pela empresa especializada em banquetes Wolfgang Puck. 

iPhone e iPad

Para quem usa iPhone ou iPad, há também a opção do aplicativo Oscar Backstage Pass, que dá acesso às mesmas imagens da festa. O programa, que custa 0,99 dólar, foi desenvolvido pela empresa Omelet, de Los Angeles. Além de mostrar a premiação e a festa, ele permite consultar a base de dados de ganhadores do Oscar desde sua primeira edição, em 1929. Além disso, possui os mesmos recursos do site para escolha dos candidatos preferidos e compartilhamento nas redes sociais. 

No ano passado, segundo a Academia, o Backstage Pass foi baixado por mais de meio milhão de usuários antes da entrega do prêmio. Só um detalhe: brasileiros que quiserem comprá-lo devem usar uma conta da App Store americana, já que ele não está disponível na App Store em português.