O Google bate à porta

A corrida para entrar na casa dos aficionados por tecnologia ganha hoje seu mais novo expoente. O gigante de tecnologia Google promove um evento para o lançamento de suas novidades em hardware. Além de uma nova versão do aparelho Chromecast, que transforma TVs normais em smart TVs, estão no radar o lançamento do Google Home, controlador de voz para casas, e uma nova versão do sistema operacional Android.

O Google busca com os lançamentos avançar em um mercado em ascensão: automatização de residências. O setor é atualmente dominado pela varejista online Amazon, que emplacou o gadget Echo em conjunto com o sistema Alexa.

No final de agosto, a Alphabet, companhia-mãe do Google, afirmou que estaria anexando as atividades e os programadores do Nest, sua divisão de hardwares voltados para o lar, nas operações do Android, sob a asa do Google. O Nest foi comprado em 2014 pela quantia de 3,4 bilhões de dólares e desde então levantou suspeitas dos acionistas e dos fãs do Google, principalmente pelo fato de a empresa enveredar pelo caminho da fabricação de hardware — uma área de cara operação e margens menores.

O Google já produziu hardwares de sucesso, como o celular Nexus e o próprio Chromecast. Mas essas iniciativas foram mais para mostrar o potencial da empresa na vinculação de hardware com seus software do que para se tornar uma grande fabricante. O evento de hoje pode mudar esse jogo.