O Facebook ouve suas conversas pelo microfone do celular?

Rede social diz utilizar somente dados de interesse dos usuários para exibir propaganda

São Paulo – O Facebook negou, novamente, o rumor de que o seu aplicativo para celulares usa o microfone para monitorar conversas e exibir anúncios baseados nas palavras-chave captadas.

Rob Goldman, vice-presidente do Facebook da divisão de anúncios, falou publicamente sobre o assunto no Twitter. “Eu cuido dos anúncios de produtos no Facebook. Nós não usamos–nunca usamos–o microfone do seu celular para os anúncios. Simplesmente não é verdade”, escreveu Goldman, que disse ainda que o mesmo se aplica ao Instagram. 

A rede social informa que as coincidências reportadas por alguns usuários são por conta de ilusão de frequência, quando pensamos ver algo em todo lugar. Fora isso, a empresa por trás dos produtos em questão pode usar uma estratégia de marketing ampla, chamada omni-channel, que coloca propagandas em diversas plataformas.

O rumor voltou à tona na última semana nas redes sociais. No YouTube, é possível encontrar vídeos que, supostamente, demonstram o monitoramento da empresa por meio do microfone do celular. O vídeo a seguir diz mostrar como o aplicativo da rede social usa o microfone de um iPhone para tentar vender ração de gato ao usuário. O vídeo foi compartilhado no fórum Reddit nos últimos dias.

No ano passado, quando o mesmo rumor já circulava pela internet, o Facebook divulgou o seguinte posicionamento oficial: “Nós mostramos anúncios baseados nos interesses das pessoas e em outros dados de perfil–não no que você fala em voz alta”.

Veja também