Nuvem sopra a favor dos negócios

O mercado de computação em nuvem colocou à disposição de empresas de diferentes tamanhos computadores virtuais modernos, controlados via internet, e capazes de substituir boa parte das máquinas físicas de uma companhia

O mercado de computação em nuvem colocou à disposição de empresas de diferentes tamanhos computadores virtuais modernos, controlados via internet, e capazes de substituir boa parte das máquinas físicas de uma companhia.

Com vantagens como a redução de custos e o aumento da eficiência, os serviços estão cada vez mais maduros no Brasil. A consultoria IDC calcula que os investimentos no país com esses serviços crescerão 60% este ano.

“Nosso mercado ainda é conservador, só utilizando aplicativos de apoio, e não o core business, enquanto no exterior as empresas vão integralmente para cloud”, diz Pietro Delai, consulting manager da IDC.

Ao lado de soluções emergentes, como a hospedagem em servidores virtuais, a nuvem surge como recurso para simplificar a construção de páginas empresariais. Os serviços permitem a criação de lojas virtuais, personalização de domínio e catálogo de produtos.

Dentro da mesma plataforma, é possível também obter integração do site corporativo com redes sociais, meios de pagamento, estatísticas de acesso dos consumidores e operação de e-mail marketing.

As facilidades incluem, ainda, o backup online, sistema avançado para cópia de segurança de dados importantes. Em paralelo, a nuvem também unifica a comunicação, com o Office
365, da Microsoft, por meio de e-mail, Word, Excel e PowerPoint, além de videoconferência.

Com agilidade na entrega de serviços, a Embratel se destaca entre os fornecedores. “A nossa oferta inclui segurança fim a fim, trazendo um grande diferencial para o sucesso de um negócio em ambiente de cloud”, diz Adriana Coutinho, diretora executiva da Embratel.

Segundo a executiva, em um mundo de constantes transformações, inovação e tecnologia devem ser exploradas ao extremo. “A Embratel tem isso em seu DNA e nossos produtos antecipam tendências de mercado, ofertando conectividade e tecnologia em total sinergia”, diz ela.