Número recorde de pessoas revela sexualidade no Facebook

Pico de publicações de gênero foi no dia da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos

São Paulo – O Facebook divulgou nesta semana que um número recorde de pessoas revelaram a sexualidade na rede social nos últimos 12 meses.

“No último ano, aproximadamente 800 mil pessoas nos Estados Unidos atualizaram seus perfis para expressar atração pelo mesmo gênero ou um gênero personalizado”, escreveram os pesquisadores Bogdon State e Nils Wernerfelt. 

Em março deste ano, o site lançou um recurso para que os usuários pudessem escolher gêneros além do masculino e do feminino, passando a oferecer 17 opções.

A data que registrou um pico de 250% no número de pessoas que revelaram a sexualidade no Facebook foi 26 de junho de 2015. Nesse dia, o casamento entre pessoas do mesmo sexo passou a ser legalmente permitido nos Estados Unidos. Mais de 26 milhões de pessoas apoiaram a decisão judicial no Facebook.

O crescimento do uso da rede social para declarar gêneros publicamente no dia a dia foi consistente, segundo o levantamento.

“Em um dia normal, uma em cada dez pessoas que mudam o status “Interessado em” no Facebook faz isso para refletir interesse pelo mesmo gênero”, escreveram os pesquisadores.

Mais de 6 milhões de americanos no Facebook sentem atração pelo mesmo sexo, mas 78% desse número representam pessoas que revelaram suas sexualidades antes de 2012.

Números referentes aos usuários brasileiros do Facebook não foram divulgados.