Novo Wi-Fi conecta automaticamente de acordo com operadora

Tecnologia faz com que um smartphone ou notebook identifique os hotspots que suportam roaming com prestadores de serviço do usuário

São Paulo – Deve ser lançada até o final do mês uma tecnologia wireless que seleciona automaticamente os hotspots Wi-Fi com base em informações transmitidas pelos pontos de acesso.

Desenvolvida pela fabricante Ruckus Wireless, a tecnologia Passpoint faz com que um smartphone ou notebook, por exemplo, identifique os hotspots que suportam roaming com prestadores de serviço do usuário. Neste caso, o dispositivo conecta-se automaticamente ao hotspot, provendo também uma segurança extra na conexão.

Segundo a Ruckus, a nova tecnologia ajudará os provedores de várioas maneiras, acelerando a transferência de dados de redes celulares para redes Wi-Fi e reduzindo os custos operacionais.

Atualmente, cerca de 70% do tráfego de dados transmitido por smartphones passa por redes Wi-Fi, contra 30% transmitido via rede celular. De acordo com a Informa Telecoms and Media, o número de hotspots no mundo deve crescer mais de 100% até 2015, de 2,1 milhões em 2012 para 5,8 milhões.