Novo Skype para Android promete não drenar bateria do smartphone

Execução em segundo plano no Android KitKat consumia muita energia do aparelho

No começo deste mês, o aplicativo do Skype foi apontado por internautas como um dos responsáveis por drenar a bateria de smartphones com Android 4.4 KitKat, devido a uma falha no sistema operacional móvel do Google. Na última terça-feira (18), a Microsoft anunciou uma atualização para o app do Skype que traz diversas opções de economia de energia.

“Estamos adicionando medidas agressivas de economia de bateria que vão permitir que a maioria dos usuários deixe o Skype sendo executado o tempo todo sem afetar a duração da bateria perceptivelmente”, informou a empresa em seu blog oficial, dizendo ainda que isso é só um primeiro passo na busca pela economia de energia no ambiente móvel.

Agora, as notificações de mensagens em chats de grupo estão desativadas por padrão, embora seja possível liga-las novamente.

Na última versão do Skype para Android, o aplicativo solicitava acesso à câmera do smartphone com maior frequência quando ele estava em execução em segundo plano na versão 4.4 do sistema do Google — tanto que uma das soluções indicadas para economizar bateria era desinstalar o app.

Vale notar que a falha do Android KitKat já foi identificada pelo Google, que trabalha em uma solução que será disponibilizada em breve. O problema atinge aparelhos com processadores da Qualcomm, especialmente o Nexus 5, que é fabricado pela LG em parceria com o Google.