Novo golpe promete cupom de desconto na Uber

Esquema envolvia mais de 200 páginas e perfis falsos que divulgavam a promoção do Uber Plus

São Paulo — Um novo golpe que envolve mais de 200 páginas e perfis falsos na internet promete um cupom de desconto de 300 reais no aplicativo de transporte Uber.

Detectadas pelo dfndr lab, o laboratório de segurança da empresa PSafe, as páginas tentam se passar pela empresa para enganar internautas dizendo que lhes dariam o crédito no UberPlus, um programa de fidelidade do aplicativo que foi renomeado para UberSelect, categoria disponível no Brasil.

O intuito dos criminosos era roubar informações pessoais e dados de cartões de crédito das vítimas.

O dfndr lab informa que encontrou 84 mil tentativas de acesso e compartilhamento de links que divulgavam esse golpe.

Especialistas em segurança digital da empresa recomendam desconfiar de links recebidos em redes sociais, verificar sempre se a URL da página é a oficial e, se a promoção estiver em um site que não é o oficial, checar a veracidade dela nos canais de comunicação da empresa.

A nota a EXAME, a Uber informou o seguinte sobre o caso dos cupons falsos:

“Uber utiliza preferencialmente os canais oficiais da empresa para entrar em contato com seus usuários. Quando isso não é possível, contatos por e-mail ou SMS remetem, sempre, a endereços do site oficial uber.com. Em situações como a relatada pela reportagem, orientamos os usuários a verificar se os links pertencem o site oficial e, mais importante, nunca compartilhar os dados de seu cadastro, como senhas, uma vez que esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários, por exemplo. Em caso de dúvidas sobre uma comunicação recebida, qualquer usuário pode acionar o suporte por meio da seção Ajuda no aplicativo ou por meio do site uber.com/ajuda.”