Novo app do Google manda vídeos do iPhone para o YouTube

Com o lançamento do YouTube Capture, o Google passa a ter 18 aplicativos para iPhone na App Store

São Paulo — O Google liberou mais um aplicativo para o iPhone, o YouTube Capture. O app permite filmar, melhorar a qualidade dos vídeos e publicá-los no YouTube e nas redes sociais de forma simples e prática. 

Quando o Google lançou seu aplicativo do YouTube para iPhone , em setembro, muita gente reclamou do fato de ele não permitir publicar vídeos no site. Na verdade, a publicação já era possível usando os recursos do próprio sistema iOS do iPhone. Mas o novo YouTube Capture torna a operação mais simples, além de dar mais opções ao usuário.

A pessoa pode usar o próprio YouTube Capture para filmar ou escolher algum vídeo já existente no rolo da câmera do iPhone. Ao filmar, existe a opção de o app lembrar o usuário de manter o smartphone na posição paisagem, o que evita um erro comum – a filmagem na posição retrato.

Há, também, funções para reduzir tremores e corrigir desvios de coloração. Ao publicar, o usuário escolhe se quer que o vídeo fique publicamente disponível ou não. Também é possível compartilhar apenas um trecho da filmagem. Nesse caso, o arquivo original não é alterado.


O compartilhamento pode ser feito no YouTube, no Google Plus, no Facebook e no Twitter numa única operação. A única ressalva é que, às vezes, o link chega às redes sociais antes de os servidores do YouTube acabarem de processar o vídeo. Nesse caso, alguém que tenha visto o link pode receber uma mensagem de erro se clicar nele imediatamente.

O app é parte da atual ofensiva do Google nos dispositivos móveis da Apple. Como se sabe, a Apple eliminou tanto o Google Maps como o YouTube do iOS quando lançou a versão mais recente do sistema. Mas o Google vem contra-atacando com o lançamento de seus próprios títulos. 

A empresa já tem 18 aplicativos para o iPhone e 11 deles foram elaborados para uso também no iPad. O Google Maps para iPhone, liberado na semana passada, registroui 10 milhões de downloads na App Store em apenas 48 horas. O YouTube Capture é grátis e já está disponível na App Store. O Google promete liberar, em breve, uma versão para Android. Veja um vídeo da empresa sobre o app: