Nokia vende sua unidade de mapas para Audi, BMW e Mercedes-Benz

A Here foi vendida por 10,5 bilhões de reais para um consórcio de montadoras alemãs

A Nokia vendeu a Here, sua unidade de mapas e navegação, para um consórcio de montadoras alemãs formado pela BMW, Audi e a Daimler, conglomerado que é dono da Mercedes-Benz. As fabricantes pagaram 2,8 bilhões de euros (cerca de 10,5 bilhões de reais) para a empresa finlandesa na negociação.

Cada uma das partes do consórcio terá uma fatia igual na nova versão da Here. Segundo o jornal The Wall Street Journal, o consórcio pretende convidar outras fabricantes de automóveis para investir no novo negócio.

Ainda não se sabe se os mapas envolvidos na aquisição serão exclusivos das montadoras ou se elas irão licenciar o Here para outras empresas. Por enquanto, as montadoras afirmam que a tecnologia estará disponível para quem se interessar por ela. Atualmente, o Here é usado por diversas fabricantes de carros, além de empresas de tecnologia como Microsoft, Amazon e Samsung.

Em um comunicado, as três fabricantes reforçaram a importância da aquisição na preparação para a indústria automotiva do futuro. “Para a indústria automotiva, essa é a base para novos sistemas de assistência e direção completamente autônoma (…) aumentando a segurança nas estradas e facilitando a inovação em novos produtos e serviços”, afirmam as empresas.

“Mapas digitais de alta precisão serão um componente crucial na mobilidade do futuro”, afirma Dieter Zetsche, o CEO da Daimler. “Com a compra conjunta da Here, queremos assegurar a independência desse serviço central para todas as montadoras, fornecedoras e clientes em outras indústrias.”

Fonte: Nokia