Nokia oferece Netflix grátis a compradores no Reino Unido

Ideia, segundo o "The Financial Times", é oferecer assinatura anual gratuita do serviço de streaming para quem comprar novos aparelhos da marca pela Vodafone

São Paulo – Em um dos últimos movimentos feitos como empresa “independente”, a Nokia fechou nesta segunda-feira uma parceria com o Netflix no Reino Unido. A ideia, segundo o site “The Financial Times”, é oferecer uma assinatura anual gratuita do serviço de streaming para quem comprar novos aparelhos da marca pela operadora britânica Vodafone.

A medida “desesperada” representa uma economia de cerca de 72 libras (5,99 libras x 12 meses, mais ou menos 250 reais) para os consumidores da região. É um gasto considerável, ainda mais se levarmos em conta que um Lumia 1020 pode sair de graça em alguns planos da operadora.

Um dos objetivos mais claros da Nokia com a parceria é aumentar a participação no mercado de smartphones. Segundo o IDC, a parcela angariada pelo Windows Phone – sistema que tem os finlandeses como principais representantes – no mundo é de apenas 4%, enquanto os rivais Android e iOS detêm pouco mais de 79% e 13%, respectivamente.

A situação é um pouco melhor no Reino Unido, como aponta o Financial Times, com o WP dono de 10% do mercado de smartphones britânico. Com isso, parece ser mais interessante para a empresa fazer a parceria em uma região na qual o sistema já é relativamente bem visto, especialmente para evitar que os rivais iPhone 5s e Galaxy S4 se distanciem demais.

Para o Netflix, o acordo também é vantajoso, já que o serviço de streaming é outro que quer ganhar espaço na Europa. Por ora, ele está disponível apenas na Noruega, na Dinamarca, na Suécia e na Finlândia, além, claro, de ter estreado no Reino Unido no começo do ano passado. Assim, é de se imaginar que a empresa ainda esteja procurando se consolidar no continente.

Além da Terra da Rainha – As parcerias entre Nokia e Netflix, vale mencionar, já saíram das terras britânicas. Na Finlândia, terra natal da fabricante de smartphones, um acordo entre ambas as empresas dá a compradores seis meses de assinatura.

No caso do Brasil, no entanto, não há confirmação de uma eventual oferta do tipo. A própria assessoria da Nokia negou que algo parecido esteja planejado para cá, mesmo com a chegada oficial do Lumia 1020 ainda nesta semana. No país, o gasto anual com Netflix chega a 202,80 reais (16,90 por mês) – portanto, a economia proporcionada por um ano de assinatura grátis viria bem a calhar.