Nokia libera app de mapas Here para iPhone, iPad e Android

O novo aplicativo da Nokia é uma boa alternativa aos mapas da Apple e está disponível também para Android

São Paulo — Aproveitando a boa reputação que conquistou na área de mapas (e o fiasco dos mapas do iOS 6, da rival Apple), a Nokia liberou seu aplicativo Here Maps para iPhone, iPad e Android. O app é basicamente uma versão melhorada, com nova marca, do antigo serviço Nokia Maps. 

Além dos mapas propriamente ditos, o Here mostra imagens de satélite, condições do trânsito, linhas de trem e de metrô. O usuário pode até indicar um dia e horário específicos para ter uma previsão do trânsito. O app também permite localizar pontos de interesse e traçar rotas a pé, de carro e em transporte público. No entanto, EXAME.com verificou que, quando se escolhe esta última opção, ele comete erros.

Requisitamos, por exemplo, uma rota em transporte coletivo do bairro de Pinheiros, em São Paulo, ao aeroporto de Congonhas, distante cerca de 10 quilômetros. O app recomendou um longo caminho que incluía tomar um trem, embarcar num ônibus até o distante aeroporto de Guarulhos e depois voltar a Congonhas em outro ônibus. A distância total passaria de 80 quilômetros.

Em nossos testes, o problema não aconteceu quando requisitamos rotas de carro ou a pé, que foram traçadas corretamente. O aplicativo até sinalizou algumas ruas interditadas por causa de obras, algo que a maioria dos navegadores GPS não faz. O Here fornece instruções faladas em inglês para rotas a pé. Se o percurso for feito de carro ou em transporte público, porém, as instruções são apenas escritas.

O usuário pode armazenar um mapa no iPhone ou iPad para consulta offline, mas não mais de um. Quando se salva um novo mapa, o anterior é apagado. A Nokia diz que seus mapas são atualizados com frequência. Eles são licenciados para uso numa longa lista de navegadores GPS e serviços online, incluindo o Yahoo! Maps e o Bing, da Microsoft, além dos dispositivos da Garmin.

O Here para iOS pode ser baixado na App Store. O app para Android está disponível na Amazon App Store. Na loja Google Play, encontra-se apenas uma versão mais antiga, ainda com o nome Nokia Maps. O serviço, que é gratuito, também pode ser usado na web.