Nintendo espera vender 11,6 milhões de 3DS em 2011

O videogame portátil da Nintendo é um sucesso, mas terá de enfrentar a concorrência dos tablets e smartphones, diz pesquisa

São Paulo — A Nintendo espera vender até o final deste ano cerca de 11,6 milhões de unidades de seu console portátil para jogos 3DS. Apesar do sucesso, a empresa não deve dominar o mercado, como ocorreu com seus predecessores, o DS e o DS Lite.

A previsão, divulgada pela companhia de pesquisa IHS iSuppli, ainda afirma que o número de unidades de Nintendo 3DS vendidas até 2015 deve superar os 70 milhões. Até o final de 2010, 136 milhões de portáteis da Nintendo (DS e DS Lite) foram comercializados em todo o mundo.

A concorrência dos smartphones e tablets comprometerá a liderança da Nintendo no setor de consoles móveis, diz a IHS. Para o analista Piers Harding Rolls, a empresa, com sede no Japão, deverá investir em sua rede e loja on-line para competir com o iPad 2, da Apple, usado por 84% dos usuários para jogar algum game. “A estratégia, aliada aos recursos 3D, câmera e vídeo, podem auxiliar a Nintendo na disputa pelo mercado com os tablets”, destaca o relatório.

Funcionalidades sociais, como ferramentas que permitem partidas entre jogadores de todo o mundo, podem convencer consumidores a optarem por um console portátil na hora de jogar. Vale ressaltar, no entanto, que dispositivos como smartphones e tablets estão cada vez mais sendo usados por usuários como plataforma de entretenimento.