Nate Silver, o estatístico pop, troca o NY Times pela ESPN

Nate Silver, o estatístico que virou celebridade prevendo o resultado de eleições nos Estados Unidos, está deixando o New York Times para trabalhar na ESPN

São Paulo — Nate Silver, o estatístico que virou celebridade prevendo o resultado de eleições nos Estados Unidos, está deixando o New York Times. Vai trabalhar para a ESPN, o ramo do conglomerado Disney voltado aos esportes. 

A notícia foi dada pelo próprio New York Times, que não deve estar feliz com ela. A saída de Silver é um golpe duro para o jornal. Na época das eleições presidenciais americanas de 2012, seu blog FiveThirtyEight (538 é o total de votos no colégio eleitoral), chegou a gerar 20% das visitas ao site da empresa.

Em outubro e novembro do ano passado, durante vários dias, “538” foi o termo de pesquisa que mais levou gente ao site do Times segundo o serviço online Alexa. Uma reportagem do noticiário New Republic citava Margaret Sullivan, editora do jornal, dizendo que Silver era o autor em maior evidência na publicação.

O matemático não só previu a vitória de Obama como acertou o resultado em 100% dos estados. Seu livro “O sinal e o ruído: por que tantas previsões falham e outras não” chegou aos primeiros lugares nas listas de mais vendidos e foi escolhido pela Amazon como uma das dez melhores obras de não ficção de 2012.

Agora, Silver não só vai migrar seu blog para a ESPN como vai expandir sua atuação para além da internet e dos jornais. Vai participar de programas de TV como comentarista, falando sobre esportes na ESPN e sobre política na ABC News, que também faz parte do grupo Disney. Deve aparecer até na cobertura do Oscar.


Seu contrato de três anos com o New York Times termina no final de agosto. O jornal revela que ele vinha sendo assediado por várias empresas de mídia, incluindo NBC e Bloomberg. Executivos do Times disseram que fariam o possível para renovar o contrato. Na última sexta-feira, porém, Silver comunicou a eles a ida para a ESPN.

Mike Allen, do site Politico, afirma que o jornal nova-iorquino chegou a oferecer a Silver uma equipe de 12 jornalistas e a possibilidade de passar a tratar de assuntos variados em suas análises, incluindo economia e meteorologia.

Mas a Disney, ao que parece, ofereceu mais. Um comunicado da empresa informa que Silver “será editor chefe do blog e vai montar uma equipe de jornalistas, editores, analistas e colaboradores nos próximos meses”.

O blog FiveThirtyEight, hoje parte do site do New York Times, vai voltar a seu endereço original, FiveThirtyEight.com. No mesmo texto, Silver diz: “A variedade e a qualidade dos recursos que a ESPN e a ABC News me apresentaram era convincente e sem paralelo. Não vejo a hora de começar”.

A mudança para a ESPN é uma espécie de volta às origens para Silver, que tem 35 anos e é formado em economia. Ele começou a carreira analisando campeonatos de beisebol e futebol americano mais de uma década atrás. É algo que ele deve voltar a fazer regularmente agora.