Nasa comprova que “motor impossível” funciona

EmDrive produz movimento sem interagir com nada. Livros de física terão que ser reescritos para explicar como

É uma máquina simples: emite-se um feixe de microondas dentro de uma câmara de ressonância – um cone truncado de metal, fechado em todos os lados.

Isso produz movimento na direção oposta da base do cone. Sem que nada saia dele, nem o feixe de microondas.

Não é preciso ser físico para ver como essa máquina parece absurda. Para que uma coisa se mova, é preciso que interaja com outra coisa.

O jato move o avião forçando ar contra a atmosfera atrás dele. O foguete expele gases, exercendo força contra esses próprios gases – o que explica como funciona no vácuo.

É Terceira Lei do velho e bom Isaac Newton, uma parte de sua física que está longe de ser aposentada. A famosa ação e reação: o movimento é a reação que acontece ao se empurrar outra coisa – a ação.

Mas, como diria Galileu: “no entanto, se move”. A Nasa acaba de provar que o EmDrive produz uma força de 1,2 millinewtons por kilowatt no vácuo. Não é lá grandes coisas: o Hall Thruster, um foguete avançado de plasma, produz 60.

Mas o Hall Thruster precisa, como todo o foguete, de um propelente – isto é, gases a serem expelidos. E esses gases precisam ser carregados até o espaço, tornando o foguete mais pesado e exigindo mais gases ainda para sair da Terra.

Esse é o maior custo e o maior empecilho para viagens espaciais, principalmente de longa distância. O EmDrive está em seus primeiríssimos passos: acabam de provar que ele existe. Talvez ele tenha um potencial bem maior, que ainda não conhecemos.

Então chegamos à pergunta de um milhão de dólares: como funciona? E a verdade é que ninguém faz a menor ideia. A Nasa tentou um palpite arriscadíssimo: a máquina está empurrando o vácuo, o que seria possível por meio de uma interação quântica.

O problema é que, para isso ser válido, seria preciso se adotar toda uma explicação heterodoxa para a física quântica, a teoria da onda piloto.

Basicamente abandonada nos anos 1930, ela afirma que a incerteza quântica não existe. Isso vai de encontro a tudo o que se entende por física quântica, atirando pela janela o gato de Schrödinger e 80 anos de conhecimento.

O EmDrive não é só uma possível revolução em viagens espaciais, mas algo que está, já agora, só por existir, bagunçando o coreto aqui na bolinha azul.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jefferson Mafuzi

    Se ele “empurra o vácuo” como ira funcionar, estando o mesmo no vácuo, em caso de uma viagem espacial?

  2. Rebento Vida

    E o que isso trouxe de Justiça e racionalidade para a vida e a sobrevivência humana?
    Absolutamente nada.

  3. SECAGEM INDUSTRIAL

    Para qyem estuda o espectro eletromagnético, no campo das micro-ondas, sabe que não existe nada extraordinário nesta descoberta, para muitos micro-ondas não passa do forno doméstico! Hoje temos inumeros projetos com uso de micro-ondas, um deles é a espansão de gases, gerando uma economia fantástica em caldeiras. Abraço a todos! Jisé Malheiros, especialista em micro-ondas industriais.

  4. Lorenzo Petillo

    Eu tenho uma teoria:

    Ninguém sabe de onde vem a gravidade. Sabem que ela existe, que é uma grande força, mas saber de onde ela vem e como usar essa energia é algo que ninguém sabe como fazer. Fonte inesgotável, limpa e incrivelmente poderosa. Bem, há uma teoria de que a nossa gravidade vem de outra dimensão, ou seja, como a luz do sol ilumina a teraa após ser emitida, a gravidade seria emitida também. Pegaram até aí?

    Existe algo chamado vela solar, é como a de vento, só que utilizaria os raios solares para impulsionar uma nave pelo espaço, talvez esse motor seja uma vela gravitacional. A ideia de que não há gravidade no vácuo é falha. Tudo tem gravidade no espaço, átomos giram em torno de grãos, uma bola de ping pong tem gravidade, indo em direção ao maior. Na verdade, objetos se atraem mutuamente, mas o menor tem seu deslocamento mais perceptível.

    Então ao ponto. Acredito que esse motor conseguiu captar as ondas gravitacionais e na verdade não está empurrando nada, ele conseguiu foi absorver a gravidade e dar direção a essa força.

  5. m. messias amaral

    então né, o assunto é sobre exatas e não humanas…cada ramo com seus problemas, mas todos usufruímos dos benefícios proporcionados por ambas…sejamos mais sensatos.

  6. Fernando Meotti

    Assim, como o seu comentário Rebento Vida!.

  7. Fernando Meotti

    Assim como o seu comentário Rebento Vida!.

  8. Luiz Berriel

    Lorenzo, não sou estudioso do assunto, mas um curioso. Acho a sua teoria bem plausível. Mas e quanto a matéria escura? Sabemos que ela ocupa quase todos os lugares do universo, inclusive aqui ao seu lado e ao meu. E se um motor pudesse se utilizar dessa matéria escura?
    Por outro lado, já que nao se sabe quase nada sobre a tecnologia desse motor, será possível que ele seja de uma tecnologia alienígena?

  9. messias amaral, resposta perfeita. Sem mencionar que a sobrevivência humana em breve necessitará da exploração espacial.

  10. Hemerson Coelho

    De acordo com físicos renomados, entre eles Stephen Hawking, a vida humana na Terra não irá durar por mais de mil anos. A única solução é sim investir nesse tipo de pesquisa e aprender a viver fora desse grão de poeira azul. Infelizmente esses investimentos ainda são baixíssimos comparados com muita coisa desnecessária tipo armas, exércitos e guerras.

  11. Hemerson Coelho

    Guerras que por sinal existem graças as diferentes ideologias que cada um quer enfiar goela abaixo do outro… As ciências exatas somam muito mais pra evolução do que as humanas.

  12. Phillipe Aguiar

    O texto dessa matéria é exatamente igual ao da Mundo Estranho, inclusive os hiperlinks. Quem copiou quem?

  13. Lorenzo, tem alguns erros conceituais nesse seu comentário. A gravidade não funciona desse jeito que vc tá pensando. Vou deixar um link q explica melhor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade

  14. Bruno de Godoy

    A gravidade da terra vem de sua massa, quanto maior a massa maior é a gravidade. Ja utilizamos a gravidade como fonte de energia. As barragens de rios quanto mais altas mais energia se armazena. É a gravidade que faz a turbina girar.

  15. Francisco Peña

    Ninguém copiou. Os dois são da editora Abril.

  16. Roberth Lucas

    E aí fica a dúvida…Se jogado pela janela, o gato de Schrödinger cai nas quatro patas, ou não?

  17. Mauricio Silvestre

    Consegue entender o assunto pelo menos?

  18. Diógenes Alcântara

    Jisé, escreveram umas bobagens aí pra baixo… prefiro ouvir um especialista. Você poderia explicar o funcionamento do motor? Assim como nas caldeiras, se usarem microondas nos foguetes podem aumentar a performance destes, reduzindo a quantidade necessária de gases propulsores?

  19. Glauco Giroti

    Caro Bruno Godoy.. OK que a turbina da hidroelétrica é acionada por conta da energia cinética da água que passa por ela. Mas de onde veio essa energia? Você disse que vem da Gravidade. Mas quem fez toda essa massa de água ir para um ponto mais alto (nuvens) cair em forma de chuva, e se acumular em uma represa? O Sol, meu amigo. Que fez a água evaporar, começando todo o ciclo. Só a gravidade por si só, hoje, não é capaz de gerar energia. Tudo vem do Sol.

  20. Libano Montesanti Calil Atallah

    Assim é a vida: opinando e acreditando estar aqui para ajudar. Quem sabe o comentário de artista pode esclarecer. Hoje empurramos a Terra. Para subirmos ao espaço, nós expelimos gases para isso. Só temos este jeito. Mas lá de longo, de outro planeta, suponho, poderemos puxar. Temos que esperar o amanhã, sem dúvida.

  21. Dayvid Ribeiro

    O Emdrive simplesmente está interagindo com a matéria escura
    Só que ainda não perceberam!
    Muito simples!!

  22. Wagner Martins

    o que isso traz de benefício à raça humana? TUDO! absolutamente TUDO! se dependêssemos de pessoas de baixo nível igual a você rebento vida, o mundo estaria 100% perdido, porque viver de gritar uga huga e tacar pedras em elefantes é o resultado que chegaríamos se não dedicarmos nossos esforços em tecnologia.

    independente de exatas e humanas, tecnologia é a extensão do ser humano, sem ela seriamos piores que um cachorro aleijado sem matilha na natureza.

    para você que pensa violentamente pequeno e mal ter discernimento sobre a vida real, a mudança em consideração com a quântica pode resultar em benefícios para TODAS as coisas de nossas vidas, porque iremos avançara para um patamar de conhecimento infinitamente maior, dando acesso para maior conhecimento, uma evolução, já que a quântica é muito além disso.

    você com certeza não é um exemplo de racionalidade, muito menos com esse pensamento nulo, teria o direito de ao menos mencionar as palavras “justiça” e “racionalidade”.

    pra você que não sabe, explorar a quântica, sim iria ampliar a racionalidade da raça humana, se todos investissem no que realmente é importante, não existiria leigos como você, como também estaríamos muito mais avançados, quem sabe já teríamos atingido alguma resposta fora da terra, como também quem está ocupado fazendo algo útil como investindo na tecnologia, não teria tempo para usar a cabeça para falar besteira similar ao seu comentário.

    mesmo que eu seja artista, eu sei que ficar viajando nas ideias coloridas não vão fazer o mundo ficar mais justo, muito menos gastar neurônios fumando as besteiras que vocês fumam, o atual maior terror da humanidade agora é esse, humanas finge ser a imagem de justiça, mas sendo ela na realidade muito oposto do que pensam ser, não é tacando flores para os lados que o mundo melhora, e sim usar a cabeça e ter caráter, que é duas coisas que você deixou passar em poucas palavras… que você não as tem.

  23. Wagner Martins

    não fico impressionado com a descoberta, como alguns dizem… de fato é algo possível sim, a mente limitada os físicos antes é que impedia eles de darem um passo além, basta tentar, mesmo que tenha que reescrever tudo, os esforços se tornarão benefícios, mas quem irá sair perdendo será o hawking, que até agora, a quântica onde conseguiu resultados, detonou as coisas que ele dizia hahaha

    mas o que me impressiona e me assombra de verdade é ter visto essa coisa em um sonho meu anos atrás, e agora ver um real, agora sim é que deu um susto sinistro.

  24. EmDrive – A próxima revolução ! A humanidade assistirá nos próximos anos, o nascimento de uma tecnologia para viagens espaciais. O problemão é a distância entre astros.

  25. William Cruz

    Acho que seria como uma hélice de motor de barco, empurrando a água para trás.

  26. Flávio Rodrigues Lira

    Gravidade: descolamento da malha espacial.
    Sobre o motor, funciona com o modelo teórico da Propulsão de Alcubierre (Dobra Espacial, do Star Trek)?

  27. João Moraes

    O princípio desse motor de dobra espacial é o mesmo que o das ondas de rádio que atravessam o vácuo a velocidades assombrosas, é sabido há muitos anos que o vácuo da maneira que o conhecemos não existe, pois o inverso do vácuo é a matéria escura… logo o motor de dobra espacial dobra o tempo ao seu redor , isto é. ..grosseiramente falando, ele empurra a matéria escura.

  28. Iuri Gagarin

    Existe uma teoria que Nikola Tesla defendia que toda a matéria inclusive o vácuo estaria imerso em um ” éter quântico, plasma” que sustentaria tudo no universo. Que justificaria a interação elétrons magnetismo. Tem a Teoria do campo Unificado etc… Meu palpite e que as ondas eletromagnéticas do EmDrive estejam empurrando o plasma que por sua vez transpassa a fuselagem assim como o magnetismo gerando um efeito de gravidade direcionada…

  29. KKKKKKKKKKKK

  30. Bah. E tem gente acreditando que Newton está errado ao invés dessa notícia.

  31. Flávio Rodrigues Lira

    Dobra espacial, do Star Trek?

  32. Willian Pereira

    Esta notícia é, no mínimo, equivocada. Note que ela diz que precisa de um feixe de microondas para que o motor funcione e logo em seguida diz que ele violaria a terceira lei de newton. Veja bem, o motor não se move no nada, o motor se move devido à uma pressão de radiação. Ou seja, é preciso que fótons colidam (radiação incidente) e transfiram momento linear para o motor para que ele se desloque, e isso já é mais do que conhecido, não tem nada de especial e nem nada de quântico. O eletromagnetismo clássico já poderia explicar isso. Até onde sei (sou físico mas não sou especialista em viajem espacial) há sim tentativas de aproveitar os ventos solares e a radiação de fundo do universo como fonte propulsora.

  33. Lauro Queluz

    Gente, que perda de tempo todo mundo tentando “explicar” algo que nem a NASA conseguiu até agora, o mais importante é vermos que se trata de tecnologia alienígena, copiou-se mas não entendeu-se ainda. Vejam que inclusive o “modelo” é de construção bem tosca !

  34. Werik Murilo Lins Rocha

    só a sua burrice já causaria a 3º guerra mundial! esse moto não servira só para viagem nos espaço ele poderá servir para geração de energia hiper barata e limpa, mudará o física como a conhecemos de modo que mundo pode dar um salto quântico em tecnologia e inovação. TUDO MUDA É UM NOVO MUNDO!

  35. Messias Leite

    Bom saber que poderemos tomar café na lua e o chá das cinco em casa.

  36. Pensei o mesmo. RRrrsss.

  37. Velbrax Velocidade Brasil

    Parabéns ao comentário que questionou a interação gravitacional através do eletromagnetismo. Isto explica o fato da interaçao com força ser tão reduzida. Pois dentre as forças que conhemos, a força gravitacional é a mais fraca mesmo, pois permeia outras dimensões ou mesmo outros universos, o que torna a força um tanto quanto etérea. Teria então o Emdrive uma interação ou reação com os gravitons?

  38. Michel Conrado Diz

    Eu tenho meu palpite, acredito que ao invés de interação quântica com o vácuo. Ele faz uma interação quântica com o campo de Higgs. Deve fazer algum “bug” com o campo, gerando ao invés de “massa” >> movimento. Como E=MC(2) você pode de alguma forma estar interagindo com o campo de higgs com essa energia concentrada ali dentro do cilindro.

    Eu vi umas simulações onde usaram vários tipos e formatos de cilindros. E o formato influencia na velocidade e direção. Talvez ao criar massa (vamos lá) indeterminada por um curto espaço de tempo ela gera “momentum” quando choca com as paredes do cilindro. O formato vai determinar em que momento as paredes colidem e assim determinando sua direção.

    PS. Eu estou tentando ser menos “heterodoxo” possível asoiuhdasoihudoasihd

  39. Edson Nogueira Vasconcelos

    Ainda bem ! , que, o que ‘pesquisava’ e ‘imaginava’ , acontece por aqui sendo muito bem demonstrado. No espaço sideral , existem estradas no vácuo e c/ esse segredo sendo conhecido e pesquisado , tecnologias foram sendo criadas e desenvolvidas p/ em combinação c/ a técnica da velocidade da ‘LUZ’ , se poder transportar-se de remotas distâncias de uma Constelação a outra , c/ desempenho suportável e rápido . EX.:: da Constelação de ORION , ela que é nominada de (às 3 Marias ) que ‘dista’ o equivalente há 1.500 Anos-LUZ do Planeta TERRA , civilizações dos entornos desta tal constelação , vieram até nós p/ colonizar esses mundos daqui do nosso sistema solar. Eles que são vários tipos de linhagens , muito bem desenvolveram as técnicas combinantes a partir do seu início velocidade da ‘LUZ’ , adaptar a uma outra tecnologia que é de se adaptar nas estradas siderais , adequando a ‘nave’ transporte ao curso de navegação , pegando carona no vácuo e fazendo c/ que à ‘nave’ desenvolva uma velocidade desconhecida e super veloz , deixando os transportados em seu endereço focado , em tempo hábil .

  40. Luiz Alberto Lomando

    Antes de mais nada é necessário corrigir o conceito de como funciona um turbo jato ou um motor de foguete, pois o redator da matéria faltou nessa aula de física. O movimento se deve unicamente a expansão dos gases aquecidos em direção ao bocal de exaustão do motor. Não tem nada a ver com “empurrar o ar contra a atmosfera ou contra seus próprios gases” conforme descrito no texto. Isso demonstra o despreparo da nossa mídia em assuntos científicos, dada a falta de jornalistas com formação na área científica.

  41. Bispo Mario Zan Ferreira Viana

    NOS ÚLTIMOS DIAS A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ ESCREVEU O PROFETA DANIEL 12:4

  42. Junior Matos

    Quantos comentários idiotas!!
    O sistema quebra todo o conhecimento físico como é que vocês vem postar que não tem como porque isso ou aquilo ??

    Significa que tudo que aprendemos está “errado”

    Então nem pensem pós morreu a ciência física. Aqui e iremos recomeçar em alguns anos, isso é maravilhoso!!!! Muito +!!!
    Abraços

  43. Guilherme Costa

    ué, não são microondas? a gente não aprende que microondas faz as moléculas de água vibrarem e por isso dá um aquecimento? agora se a molécula aquece e solta calor… gases quentes se expandem. Pelo menos foi o que eu entendi e parece até simples e bobo. Agora se tá no vácuo? eu não li vácuo, apesar de a explicação utilizar vácuo. Sei lá. Desculpa ae qualquer coisa.

  44. Renato Fernandes

    O feixe de microondas ese propaga na camara de ressonância com isso fica energia acumulada dentro da câmara,essa energia sai em forma de força.(microondas se propagam no vacuo)

  45. Renato Fernandes

    O feixe de microondas ese propaga na camara de ressonância com isso fica energia acumulada dentro da câmara,essa energia sai em forma de força.