Museu do futebol brasileiro leva acervo ao público pela internet

Museu de Futebol inaugura banco de dados online

O Museu do Futebol, em São Paulo, inaugurou nesta sexta-feira (4) em suas instalações o Centro de Referência do futebol brasileiro, um espaço no qual o visitante poderá consultar centenas de livros e revistas e que a partir de hoje oferece um banco de dados interativo online.

Este é “o primeiro centro de referência (futebolística) público do país”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no lançamento, para quem o “objetivo é facilitar o trabalho de pesquisadores e estudiosos”.

“É busca, entretenimento e a paixão pelo futebol, todo isso junto”. O governador afirmou que o centro vai ser um “sucesso internacional” já que o futebol brasileiro “tem admiradores no mundo inteiro”.

Como todos os olhos vão estar voltados para cá ano que vem, já que o país sediará a Copa do Mundo, o museu vai estar ainda mais valorizado.

O Museu do Futebol, que abriu suas portas há cinco anos, é o único do mundo dedicado exclusivamente ao futebol de um ponto de vista universal, já que os outros têm acervos específicos de estádios, clubes e seleções.

Um dos guias do Museu explicou que o novo banco de dados terá fotos, vídeos e histórias do esporte, além de informações sobre clubes profissionais e amadores, e poderá ser ampliada com as sugestões dos próprios usuários.

Na página haverá uma seleção de 1.700 livros, onde vão poder ser encontradas curiosidades sobre clubes e estádios brasileiros e de outras ligas.

Em três anos de pesquisas, uma equipe de 18 pessoas se dedicou a organizar informações registradas em fotografias, vídeos, áudios, desenhos e textos que poderão ser consultados a partir de hoje no site do museu.