Mozilla abre Firefox 9 para download

Lançamento oficial da nova versão do browser deve ser realizado amanhã, mas atualização já pode ser baixada no site da organização

São Paulo – Oficialmente, a nova versão do navegador Firefox deve ser anunciada amanhã. Porém, para os amantes da raposa flamejante ou aqueles que tiverem interesse com antecedência as novidades do browser, a Mozilla já disponibiliza o download do Firefox 9 (versão beta).

De acordo com organização, a grande novidade é o desempenho do Firefox 9, que promete ser até 30% mais veloz que seus concorrentes, graças à inclusão de um mecanismo que acelera a execução do JavaScript. No entanto, ainda é cedo para afirmar que a raposinha será, de fato, a mais rápida entre os navegadores mais populares do planeta, grupo formado pelo Chrome, Internet Explorer e Safari.

A nona versão do browser põe um ponto final em 2011 para os desenvolvedores da Mozilla que, desde o começo do ano, soltaram seis atualizações do navegador. Tantas mudanças não ajudaram, contudo, que o Firefox abocanhasse a liderança entre os browsers mais queridos do público.

Segundo números da consultoria NetMarketShare, o comando continua com o Internet Explorer, que domina 53% de participação. O Firefox aparece na segunda posição, com 22% do mercado. Uma boa colocação, porém nada segura uma vez que o Firefox é mensalmente ameaçado pelo crescimento do navegador do Google, o Chrome, que aparece com 18% no terceiro lugar.