Moto Z2 Play vs Galaxy A7: quem vence?

Smartphones se destacam e geram dúvida na faixa de preço abaixo de 2 mil reais; veja qual é o aparelho mais adequado para você

São Paulo – O consumidor que busca um smartphone com recursos avançados por menos de 2 mil reais se depara com a escolha entre produtos como o Moto Z2 Play, da Motorola, e o Galaxy A7, da Samsung. Ambos são de 2017 e trazem características semelhantes, assim como marcantes diferenças.

Design

O Galaxy A7 de 2017 é um smartphone com visual parecido com o Galaxy S7, topo de linha da Samsung no ano passado. O produto tem revestimento em vidro reforçado e uma tela de 5,7 polegadas que tem resolução Full HD. O problema do seu design é que riscos podem ficar aparentes com facilidade e marcas de dedos, do manuseio diário, estão sempre lá.

Galaxy-A7-2017-2

 (Lucas Agrela/Site EXAME)

Nesse ponto, o Moto Z2 Play leva vantagem. Ele tem revestimento em metal. Mas, em termos visuais, a câmera projetada para fora de linha de design pode incomodar. Ela está lá para permitir a conexão de acessórios, os Moto Snaps, que acompanham ou não o aparelho na caixa, dependendo do combo que você comprar. É possível acoplar capas, alto-falantes, projetores, câmeras e, claro, baterias adicionais.

Moto-Z2-Play-Review

 (Lucas Agrela/Site EXAME)

A tela do produto da Motorola também é Full HD e tem 5,5 polegadas. Ambos oferecem boa ergonomia, considerando que são aparelhos com telas grandes.

Câmeras

A Motorola evoluiu muito as câmeras dos seus smartphones nos últimos anos, a começar pelo que já vimos no Moto G5 Plus. O Z2 Play consegue bons registros em ambientes bem ou mal iluminados porque tem câmera com abertura f/1.7. mas o Galaxy A7 não fica muito atrás do rival em locais com pouca luz por conta da sua abertura de f/1.9 e otimizações de software da Samsung. Nenhum deles é realmente bom na escuridão, mas uma luz fraca já permite fotos razoáveis com ambos.

Na câmera frontal o A7 leva a disputa. Assim como a câmera principal, a dianteira tem 16 megapixels e abertura de f/1.9 para melhorar a captação de luz. Com isso, as selfies podem ficar melhores com essa câmera.

O Moto Z2 Play tem câmeras com sensores de 12 megapixels e 5 megapixels. Vale notar que o aparelho tem um dos recursos mais úteis da Motorola no que tange a fotografia: a facilidade de regular a captação de luz tocando no ícone de sol que aparece ao redor do foco. Isso ajuda a fotografar melhor em cenas contra a luz.

Veja fotos tiradas com o Moto Z2 Play aqui e com o Galaxy A7 aqui.

Bateria

Nesse ponto, colocar o Moto Z2 Play ao lado de qualquer outro smartphone é injusto. A Motorola se esmerou para criar o produto com melhor duração de bateria da atualidade na sua primeira geração, mas foi rapidamente superado pelo Galaxy A9. Não só isso, a fabricante resolveu diminuir a capacidade da bateria de 3.510 mAh para 3.000 mAh no Moto Z2 Play. Com isso, a duração de bateria do produto foi de 20 horas de uso intenso. Se quiser, você ainda pode colocar o Snap de bateria e passar dois dias sem precisar de um carregador.

Ainda assim, o Galaxy A7 não é ruim nesse quesito. Acima da média, a bateria do aparelho durou 15 horas de uso intenso. Com isso, você vai passar um dia todo de uso sem precisar de um carregador ou bateria portátil.

Configuração

O Galaxy A7 leva vantagem por ter conexão Wi-Fi mais avançada do que o Z2 Play, o que lhe permite melhor desempenho de navegação na internet quando conectado a roteadores compatíveis.

Os processadores dos produtos têm poder de fogo semelhantes e dão conta de praticamente todos os aplicativos de produtividade e entretenimento da Play Store. Ainda assim, o Z2 Play é uma escolha melhor para jogos, mas não por causa da performance, e sim por causa do espaço de armazenamento, necessário para instalação de apps pesados como são os games. O aparelho da Motorola tem 64 GB, enquanto o rival tem 32 GB.

Veja os resultados de benchmarks a seguir.

Benchmarks Moto Z2 Play Galaxy A7
AnTuTu 67911 60417
Basemark OS II 1174 1282
Geekbench 4 Não rodou 4179
Basemark X 21296 Não rodou

Sistema

O sistema Android de ambos está na versão 7 Nougat. A Motorola, conhecida por oferecer um sistema próximo do que foi concebido pelo Google (usado no Google Pixel, não vendido oficialmente no Brasil), tem o Moto, um app que permite configurar o assistente de voz sempre ativo Google Now. Esse recurso não está presente no A7.

O produto da Samsung tem uma interface modificada e oferece alguns recursos ao usuário, como a Pasta Segura, um app da marca que guarda seus dados sigilosos com uma senha.

Além disso, apps do pacote Microsoft Office, extremamente populares em empresas, já estão instalados de fábrica. Outro recurso interessante do A7 é que ele tem a Samsung Cloud, um serviço grátis de armazenamento de fotos e vídeos que salva suas fotos para que você não as perca por acidente. Ele também facilita a migração para outros smartphones da Samsung.

Vale a pena?

Considerando os pontos acima, o Moto Z2 Play é um smartphone indicado para quem precisa de bateria e Android limpo acima de tudo. Já quem aprecia mais o conjunto da obra deve escolher o Galaxy A7.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Junior Passos

    Informação errada. O Moto Z2 Play vem de fábrica com o Android 7.1.1 e não 7.0.

  2. DESCUBRA COMO AUMENTAR O SEU PÊNIS
    E MAXIMIZAR O SEU DESEMPENHO SEXUAL
    DE FORMA NATURAL, SEM EFEITOS COLATERAIS, APARELHOS OU MEDICAMENTOS

    http://bit.ly/potência_dohomem

  3. Sidney Costa

    Sempre erros em pontos importantes. Vejo que a revista não consta com um revisor que realmente entenda de tecnologia, afim de filtrar e minimizar os constantes erros dos colunista e repórter. Vamos lá.

    A câmera do Moto Z2 Play conta sim com recursos para configuração de exposição, tempo de abertura do obturador, branco, tipo de luz enfim, conta com o famoso “modo manual” que na Motorola se chama “Modo Profissional” não sendo necessário ir atrás de um outro aplicativo que faca isso como fala a matéria. Outra diferença que não foi falada é a presença do fico a laser que ajuda numa melhor captura da imagem no Moto Z 2 Play entre outras novidades que o rival A7 não tem.

    Quanto a tela não cita a densidade de cada uma, que apesar de terem ambas resolução Full HD, o Moto Z 2 Play tem 401ppi contra 386 pois no A7.

    Quanto a bateria mais um erro. A primeira versão do Moto Z Play não tinha 3.600 mah, mas sim 3.510 mah. Mais um dado errado.

    Quanto ao software, lá vem erro. O Moto Z 2 Play foi lançado com o Android 7.1.1 de fabrica. O A7 foi lançado com a versão 6.0.1 sendo agora atualizado em alguns mercados para o Android 7.0.

    Pra não ser injusto uma característica importante é vantajosa do A7 não foi falada que é sua capacidade de resistência a água. Ele conta com certificação IP68, ou seja, está protegido contra ação da água em imersão de até 1,5 m por até 30 minutos. Ponto muito bom para um intermediário Premium. O Moto Z2 Play não tem essa mesma proteção contando somente com nsnorevestimento contra respingos de água, suficiente pra proteção de chuva, ou quedas de água acidental. Nada de mergulho aqui.

    Ainda sob desempenho, pra jogos como falou a matéria, o Moto Z2 Play tem vantagens sim, não só pelo armazenamento interno, mas pelo desempenho da placa gráfica, que usa uma Adreno 506. Já o A7 conta com uma Mali T-830, também bacana mas pouco coisa inferior a Adreno. Ambos vão rodar tudo, mas o desempate não é devido ao armazenamento.

    No mais a matéria cita no início comparação ao S7 mas não especifica tudo sobre o A7. Pra um um leigo isso pode ser confuso. FEer referência a um smartphone mas não citar esse mesmo pontos no que está sendo avaliado.