Moto X Force tem tela feita para cair (até de quina)

Aparelho topo de linha da Motorola também é o mais resistente

logo-infolab

São Paulo — O Moto X Force é o nome do smartphone topo de linha da Motorola para o ano de 2015. Substituto do Moto Maxx, o aparelho tem como diferencial uma tela que resiste a quedas de maneira exemplar. Nos testes do INFOlab, não foi possível quebrar a tela do produto, como você poderá conferir no vídeo a seguir.

Vídeo

Design

O Moto X Force tem quase o mesmo tamanho que o Moto Maxx, só que ele é menos espesso, o que melhora o encaixe do aparelho na mão.

Segurar o Moto X Force é quase a mesma coisa que segurar o Moto X Style. Assim como os outros aparelhos da Motorola, é possível personalizar o design deste produto no Moto Maker, mas somente quando você compra o produto no site da fabricante.

Os botões do aparelho são posicionados como no X Style, volume e liga/desliga no lado direito. A diferença entre eles é que os componentes são rentes ao corpo no X Force.

Tela

A tela praticamente inquebrável do Moto X Force é única no mercado de smartphones atual. Ela tem cinco camadas pensadas para resistir a quedas de uma altura de 1,2 metro.

Confira a explicação da Motorola sobre a tela do aparelho: O painel Amoled fica sobre um chassi de alumínio resistente, que serve para sustentar toda a estrutura. Acima, fica o Dual Touch, uma camada que tem uma película dupla de sensibilidade ao toque, o que ajuda a evitar problemas na interação com a tela de 5,4 polegadas — que tem resolução Quad HD.

Depois disso, vem a lente integrada, que a Motorola diz ser mais flexível do que o vidro e serve para melhorar a nitidez da tela. Por último, vem a camada protetora chamada lente externa.

Vale notar que a Motorola oferece aos compradores do Moto X Force quatro anos de garantia quanto a problemas na tela.

Apesar de toda essa resiliência, é importante ressaltar que essa tela foi criada para quedas acidentais. Jogar voluntariamente o smartphone no chão pode levar a avarias no corpo do aparelho e até mesmo a problemas no display, que podem não estar cobertos pela garantia.

Quanto à usabilidade, os ângulos de visão do display são ótimos, bem como sua qualidade para ver vídeos ou jogar games.

Câmeras

As câmeras do Moto X Force têm 21 MP e 5 MP. Ambas conta com flash LED, sendo que a câmera traseira tem iluminação dupla, que equilibra as cores da foto em situações em que isso se faz necessário.

Ter o flash na câmera da frente é uma das novidades que a Motorola introduziu na sua família topo de linha em 2015. Isso ajuda a tirar fotos melhores em ambientes mais escuros, é claro, mas também é útil para fotografar em locais em que os seus olhos não chegam a notar que há pouca luz. O estouro de luz não é muito forte, o que é ótimo para tirar a foto sem ficar sem enxergar bem por alguns instantes.

A câmera traseira tira fotos com qualidade superior à média. As imagens são bem definidas. Apesar do software não regular bem a exposição no modo automático, é fácil corrigir isso no controle que aparece em volta do ícone do foco.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

O smartphone da Motorola filma com resolução 4K, mas, por padrão, a gravação acontece em Full HD. Isso não chega a ser um defeito por dois motivos: gravações em 4K geram arquivos de vídeo muito grandes, que podem ocupar espaço desnecessariamente no seu aparelho; e as telas 4K ainda estão presentes em poucas casas atualmente.

Bateria

No teste de bateria do INFOlab, o Moto X Force aguentou por 11 horas. O tempo é maior do que o obtido pelo Moto X Style, que conseguiu menos de 8 horas sob as mesmas condições. No dia a dia, o smartphone tem energia para passar um dia todo longe da tomada, já que o teste do INFOlab é de uso intenso (100% de tela ligada reproduzindo vídeos).

Configuração

O Moto X Force tem poder de processamento para fazer qualquer coisa que você precisa, em termos de smartphones. Ele tem um processador Qualcomm Snapdragon 810, 3 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, suporte a cartões microSD “de até 2 TB” e câmeras de 5 MP e 21 MP, ambas com flash LED.

O desempenho do aparelho foi bom durante o uso diário, não apresentando problema por falta de potência.

Confira, no final do review, como o Moto X Force se saiu nos benchmarks, aplicativos que realizam diversos testes de execução de tarefas no smartphone.

Sistema

O sistema do aparelho é o Android 5.1 Lollipop e a aparência continua a ser semelhante à usada pelo Google em sua linha Nexus – exceto pela câmera, que tem um software mais simples de ser usado. Em linhas gerais, o sistema é o mesmo usado no Moto X Style. Os apps pré-instalados são os mesmos que estão nos demais aparelho da marca.

Vale a pena?

O Moto X Force é um aparelho com configuração tão potente que você não vai ter como utilizar sua capacidade total no uso cotidiano. Com resistência e potência de sobra, ele pode até mesmo ser um smartphone adotado pelo segmento corporativo, especialmente por conta da garantia de quatro anos quanto a problemas na tela. Ainda assim, um consumidor mais “desastrado” acha no Moto X Force uma opção cara, porém, resistente de smartphone, que tem hardware o suficiente para suportar versões mais pesadas do Android. Isto é, se a Motorola continuar a lançar atualizações de software com relativa rapidez.Ficha técnicaAvaliação técnica

AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 75272
Xperia Z5 61855
Basemark OS II (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 1161
Xperia Z5 1330
Vellamo (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 3817
Xperia Z5 3932
Geekbench (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 3639
Xperia Z5 4029
Sistema operacional Android Lolllipop
Chipset Qualcomm Snapdragon 810
CPU (SoC) Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 e Quad-core 2 GHz Cortex-A57
GPU (SoC) Adreno 430
RAM 3 GB
Armazenamento 64 GB + microSD de até 2 TB
Conexões 4G; Wi-Fi ac dual band; GPS com A-GPS, Glonass e Beidou; Bluetooth 4.1; NFC
Tela 5,4”Quad HD
Peso 169 g
Bateria 3.760 mAh
Câmeras 21 MP e 5 MP
Prós Câmera frontal com flash, tela resistente e configuração avançada
Contras Poucos diferenciais em relação ao Moto X Style.
Conclusão Ótima escolha para quem vive deixando o smartphone cair, mas preço é alto.
Configuração 9.7
Usabilidade 8.9
Foto 8.8
Bateria 8.5
Design 9.0
Média 9.0
Preço R$ 3.149