MIT cria robô que corre como um guepardo

A criação do MIT não é tão rápida quando a da Boston Dynamics. Porém, é mais fiel ao movimento natural do animal

São Paulo – Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criaram uma variação do robô Cheetah que imita com fidelidade o movimento de um guepardo, o animal mais rápido do planeta.

A primeira versão do robô foi construída em 2012 pela empresa de engenharia americana Boston Dynamics com ajuda da Darpa, divisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Na época, a máquina de quatro pernas cravou 28,3 milhas por hora em testes. Isso equivale a quase 45 quilômetros por hora.

A velocidade ultrapassou a marca do homem mais rápido do mundo, Usain Bolt. Em 2009, o atleta bateu o recorde mundial em 9,58 segundos nos 100 metros rasos.

A criação do MIT não é tão rápida quando a da Boston Dynamics. Porém, é mais fiel ao movimento natural do animal. Enquanto a Boston Dynamics sacrificou a reprodução fiel em prol do desempenho, o MIT investiu no oposto.

Ao invés de motores para retornar as patas à posição anterior, os cientistas usaram tendões de kevlar no robô que funcionam como os naturais. Não gastam energia e permitem que o robô carregue baterias adicionais, como num dínamo. O design também reduz o estresse nas articulações e melhora a eficiência do robô.


Ao atingir a velocidade máxima de 22 km/h, o robô muda de trote para galope, assim como um guepardo. Tudo isso com um gasto de apenas 1 kW, o que torna a versão do MIT mais eficiente.

Veja a atuação do robô do MIT no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/embed/UBHJqnM8RTU

 

Agora, veja o robô criado pela Boston Dynamics: