Microsoft vai lançar beta do Windows 8 no dia 29

A Microsoft vai apresentar a versão beta pública do Windows 8 no dia 29 deste mês, durante o Mobile World Congress, em Barcelona

São Paulo — A esperada versão beta do Windows 8, oficialmente chamada Consumer Preview, já tem data para o lançamento: 29 de fevereiro. A Microsoft divulgou oficialmente que vai fazer uma apresentação do novo sistema operacional durante o Mobile World Congress, o evento anual sobre tecnologias móveis que acontece em Barcelona, na Espanha.

O fato de a apresentação estar sendo feita num evento onde o foco são os smartphones e tablets já dá uma dica do que a Microsoft quer enfatizar. O Windows 8 vai rodar tanto em PCs comuns como em tablets. Para isso, ele ganhou uma interface inteiramente nova, baseada na do Windows Phone 7. Ela será usada principalmente em tablets e em PCs com tela sensível ao toque. Já a interface atual, mais voltada para uso com mouse e teclado, deve continuar disponível para os PCs comuns.

Sem o tradicional botão Iniciar, a nova interface, conhecida pelo codinome Metro, mostra aplicativos dispostos sobe uma tela quadriculada. A versão beta do Windows 8 deve vir acompanhada de alguns aplicativos feitos especialmente para a nova interface. Além disso, quando a Microsoft liberar o software para download, a empresa deve inaugurar sua loja de aplicativos online para ele. 

Espera-se, também, que a Microsoft anuncie, durante o Mobile World Congress, reforços em suas parcerias com fabricantes de smartphones e tablets. Há quem diga que a empresa de Redmond estaria prestes a anunciar uma parceria mais forte com a Samsung. Mas nenhuma das duas companhias confirmou isso.


Windows Phone 8

Na semana passada, apareceram na internet informações não oficiais sobre o Windows Phone 8, identificado pelo codinome Apollo. As informações – presentes num vídeo supostamente enviado pela Microsoft a executivos da Nokia e obtido pelo site PocketNow – mostram que haverá certo grau de compatibilidade entre os sistemas para smartphones e para tablets e PCs da Microsoft. Empresas de software poderão usar os mesmos códigos de programas nos dois sistemas.

Aparentemente, a Microsoft vai empregar, no Windows Phone 8, o mesmo núcleo que será usado no Windows 8, descartando o atual, presente no Windows Phone 7.5. O Windows Phone 8 também deverá ter serviços de sincronização de informações na nuvem, no estilo do iCloud, da Apple. Para isso, a Microsoft deverá usar seus serviços online agregados no Windows Live, como o SkyDrive. O Windows Phone 8 também deverá contar com recursos de telefonia do Skype integrados.

Datas

A expectativa é que as versões finais do Windows Phone 8 e do Windows 8 sejam lançadas no segundo semestre deste ano. Antes disso, a Microsoft deve liberar um atualização para o Windows Phone 7.5 conhecida pelo codinome Tango. Ela está prevista para o segundo trimestre. Já a versão beta – ou Consumer Preview – do Windows deve ficar disponível para download gratuito após a apresentação do dia 29.