Microsoft quer colocar Windows Phone nos smartphones HTC

A ideia seria oferecer aos usuários duas opções de sistema operacional em um novo smartphone

São Paulo – As táticas da Microsoft para popularizar o Windows Phone teriam chegado a novos extremos. Segundo a Bloomberg, a empresa de Redmond teria pedido à HTC para incluir o sistema operacional nos smartphones Android da marca.

De acordo com as fontes anônimas entrevistadas pelo site, a ideia não seria substituir o SO do Google, mas sim oferecer aos usuários duas opções de sistema no smartphone. As negociações envolvem Terry Myerson, chefe da unidade de sistemas operacionais da Microsoft, e ocorrem em caráter “secreto” – justamente por isso as fontes não quiseram se identificar.

A taiwanesa HTC foi uma das empresas a investir na plataforma móvel da gigante de Redmond, mas não anuncia um aparelho com WP desde o 8XT, de junho deste ano. De acordo com a Bloomberg, a Microsoft estaria disposta até a eliminar os custos de licenciamento para que a fabricante colocasse o SO em novos smartphones.

Expansão – Mesmo com planos de produzir os próprios dispositivos móveis com a aquisição da Nokia, a Microsoft não desistiu da ideia de instalar o Windows Phone nos aparelhos de outras marcas. Com apenas 3,7% do mercado de sistemas mobile no segundo trimestre, a empresa ainda tem muito chão para alcançar os rivais Android (79%) e o iOS (13%).

Uma ligação mais forte da gigante de Redmond com a HTC até faria sentido, já que a os asiáticos ficaram no vermelho pela primeira vez no terceiro trimeste – e, teoricamente, estariam buscando novos parceiros para contornar a crise.

Além da taiwanesa, não se sabe a Microsoft estaria tentando a mesma tática de “dois sistemas” com outras empresas. A Samsung é outra que tem Windows Phones no portfólio, mas uma parceria parece bem menos provável, já que os coreanos ocupam atualmente a confortável primeira posição no ranking de fabricantes de smartphones. Para efeito de comparação, a HTC é hoje a oitava, e terceira quando se trata de apenas de WP.