Microsoft revelará o Windows 9 no dia 30. Veja 3 novidades

No dia 30, a Microsoft vai realizar um evento em que deve apresentar o Windows 9. Veja três novidades que estarão no novo sistema operacional para PCs e tablets

São Paulo — A Microsoft realiza, no dia 30, uma apresentação à imprensa americana em que o tema deve ser o Windows 9. O evento vai acontecer em São Francisco, na Califórnia. 

O Windows 9 está em fase avançada de desenvolvimento. Espera-se que a Microsoft libere uma edição prévia dele depois do evento do dia 30. O sistema deve ser lançado comercialmente no início de 2015. 

Também em 2015, a Microsoft deve lançar um sistema operacional que vai suceder tanto o Windows Phone 8.1 como o Windows RT, a fracassada edição exclusiva para tablets do Windows. 

Estas são três novidades que deverão estar no Windows 9:

Menu Iniciar

Uma das decisões mais criticadas da Microsoft, ao desenvolver o Windows 8, foi a eliminação do menu Iniciar. No Windows XP e no Windows 7, esse prático menu deixava aplicativos, fotos, músicas, documentos e ferramentas sempre ao alcance do mouse. No Windows 8, o caminho para chegar a alguns desses itens é tortuoso. 

Mas parece que a Microsoft vai consertar o erro no Windows 9. O sistema terá um novo menu Iniciar, com aspecto similar ao da página inicial do Windows 8 e do Windows Phone 8, como mostra este vídeo do site alemão WinFuture:

//www.youtube.com/embed/–wgAsHWNRE?rel=0

Áreas de trabalho virtuais

Imagens do Windows 9 que vazaram na internet mostram que o sistema vai permitir a criação de áreas de trabalho virtuais. É um recurso que existe há anos nos sistemas Linux e OS X. Com ele, é possível criar diversas áreas de trabalho e abrir diferentes aplicativos em cada uma delas.

Só uma dessas áreas fica visível. Mas é fácil alternar entre elas para ter acesso a todos os aplicativos abertos. A novidade deve agradar aos usuários avançados, que trabalham com muitas janelas ao mesmo tempo. Este outro vídeo mostra esse recurso:

//www.youtube.com/embed/VF4Eva_4UNE?rel=0

Central de notificações

Embora o Windows 8 tenha um sistema de notificações, elas não ficam organizadas numa área específica. No Windows 9, haverá uma central de notificações no canto inferior direito da tela (a mesma posição das áreas de notificações do Windows XP e do Windows 7).

O aspecto dela é similar ao da central de notificações do Windows Phone 8.1. O usuário poderá apagar os alertas individualmente ou eliminar todos. Ainda não está claro se vai ser possível responder a mensagens diretamente na central de notificações.

//www.youtube.com/embed/7hG_0pLq49s?rel=0