Microsoft libera primeira build do Windows 10 com Cortana integrada

O download da Build 9926 tem mais de 2,2 GB e está restrita a participantes do programa Insider; versão tem integração com Cortana e novos apps

A Microsoft liberou nesta sexta-feira o download da primeira build do Windows 10 com a assistente pessoal Cortana integrada. O recurso foi anunciado nesta última quarta-feira, no mesmo evento em que a empresa oficializou o novo browser Project Spartan – ainda não incluído na versão de testes do sistema operacional.

Chamada de Build 9926, a edição de testes tem pouco mais de 2,2 GB e está disponível apenas para os participantes do programa Insider da MS. A iniciativa, no entanto, não é paga, e dá para fazer o cadastro na página oficial e baixar o software.

Segundo a PC World – que confirmou o lançamento da nova versão de testes com a companhia –, a Build tem mesmo como maior diferencial para a anterior (a 9924) a integração com a assistente pessoal, nascida no Windows Phone.

A funcionalidade faz com que lembretes e notificações sejam exibidos no canto inferior direito da tela, ajuda nas buscas e pode ser ativada inclusive por comandos de voz. Em um post no blog do Windows, Gabe Aul, porta-voz da MS, ainda ressalta que é possível até mesmo ativar o modo “hands-free” e chamar a assistente sem precisar apertar o botão do microfone.

//www.youtube.com/embed/9phebKc_DOs

Fora a Cortana, a nova Build ainda traz um menu Iniciar reformulado, que se expande em telas sensíveis ao toque – bem como foi explicado pela empresa no evento da quarta-feira. É o chamado modo Continuum, que ainda permite personalizar a interface da tela inicial.

O sistema operacional em versão de testes também traz novas versões dos apps de Mapa e Fotos e da loja de aplicativos. Também é possível experimentar o novo aplicativo do Xbox – ele já exibe notificações da Live, mas ainda funciona de forma limitada.

Para baixar e experimentar a Build 9926, crie primeiro uma conta no programa Insider da Microsoft por aqui. Mas antes de instalar, lembre-se de que esta versão do sistema operacional é instável, e está longe de ser recomendada para uso diário – ela é mais indicada para a comunidade de desenvolvedores, que avalia e dá feedback para a empresa.

Clique para abrir o link no navegador