Microsoft libera prévia do Office para tablets Android

“O mundo mudou e as pessoas esperam poder usar o Office em todos os seus dispositivos”, diz empresa

A Microsoft liberou nesta quinta-feira (6/11) uma prévia dos aplicativos do Office para tablets com sistema Android.  A versão final será lançada no início de 2015, mas os interessados podem se inscrever nesta página para receber um código de acesso à versão prévia do Office para tablets Android.

“O mundo mudou e as pessoas esperam poder usar o Office em todos os seus dispositivos”, de acordo com a Microsoft.

Há versões para tablets Android do Word, do Excel e do PowerPoint. Em março, foram lançados os mesmos aplicativos de produtividade para iPads — e atualmente contam com mais de 40 milhões de downloads. Hoje, a Microsoft tornou o Office gratuito para iPads e também lançou uma versão para iPhones.

Em testes da versão prévia do Office para tablets Android realizados por INFO foi possível constatar que os aplicativos oferecem muitos recursos para a edição de texto, imagens e planilhas do que a versão do pacote de produtividade da Microsoft disponível para celulares com sistema Android.

Um exemplo é que há barras de atalhos para mudar fontes, ajustar formatos de texto, inserir imagens e controlar alterações de um documento. Um detalhe interessante é que existe até mesmo um botão para bloquear o teclado, impedindo-o de saltar por acidente na frente do texto que você lê.

Em termos gerais, a semelhança do Office para tablets Android tem marcante semelhança com a versão do software para iPads.

Todos os arquivos criados no Office para tablets Android ficam salvos na conta do usuário no OneDrive, serviço de nuvem da Microsoft vinculado a e-mails do Outlook, Hotmail e MSN. Os documentos podem ser compartilhados em diversos aplicativos, como Box, Google Drive, Gmail e o cliente de e-mail do sistema. Também é possível trocar arquivos por Bluetooth, algo que funciona somente entre dispositivos com sistema Android. Fora isso, vale notar que é possível usar os apps offline, de forma limitada.

Apesar de bastante completos, nenhum dos programas chega a oferecer todas as funcionalidades disponíveis no Office para computador, especialmente no caso do Excel e do PowerPoint. Os programas são especialmente úteis para visualizar e fazer edições rápidas em documentos.

A iniciativa de não ficar restrita somente ao ecossistema Windows foi tomada pela Microsoft neste ano, sendo o primeiro indício desta postura foi o lançamento do Office para iPad, primeiro anúncio oficial do CEO Satya Nadella, que assumiu o cargo no início deste ano. Outro exemplo recente desse posicionamento foi o lançamento da pulseira inteligente chamada Microsoft Band, nos Estados Unidos, que tem compatibilidade com celulares que usam sistemas Android, iOS ou Windows Phone.