Microsoft quer integrar o Xbox 360 com tablets e smartphones

Empresa não apresenta novo console e foca atenções em conteúdo exclusivo

Los Angeles – A coletiva da Microsoft, que acontece tradicionalmente às vésperas da E3, foi realizada nesta segunda-feira, no The Galen Center, em Los Angeles. O evento começou com a apresentação de um filme e de uma versão jogável de Halo 4, carro-chefe da empresa. Don Mattrick, presidente da Microsoft Interactive Entertainment Business, afirmou que a Microsoft investirá no Xbox 360, o que descarta a possibilidade de a companhia estar trabalhando em um novo videogame. Por ora, a empresa visa integrar o aparelho a outras plataformas, como smartphones e tablets.

Outro importante título para o Xbox 360 foi mostrado ao público. Splinter Cell: Blacklist, produzido pela Ubisoft, chegará ao 360 no primeiro semestre de 2013. O Kinect, sensor de movimento do console da Microsoft, também receberá novos títulos. De acordo com Andrew Wilson, da EA Sports, Fifa 13 trará recurso de comando de voz em diversos idiomas, como espanhol.

Phil Spencer, da Microsoft Game Studios, subiu ao palco e afirmou que somente os melhores jogos estarão no Xbox 360. Ele apresentou o trailer do novo Gears of War e um vídeo do game de corrida Forza Horizon, que chega às lojas em outubro. O sistema de busca do console foi integrado ao Bing, que será acionado através do comando de voz do Kinect. O Internet Explorer, navegador da Microsoft, também foi implementando na Xbox Live, a rede on-line do 360.

Música e Esporte – A multinacional anunciou ainda acordo com canais de TV, a fim de oferecer para os usuários do console conteúdo multimídia. Entre os novos parceiros da companhia estão Nickelodeon e Paramount Pictures. A Microsoft também mostrou pela primeira vez ao público o Xbox Music, um serviço de música em nuvem similar ao iTunes, da concorrente Apple. Ao todo, a plataforma oferecerá 30 milhões de faixas, que poderão ser acessadas através do videogame, de um smartphone ou de um tablet.

Entre as apostas da Microsoft está o conteúdo esportivo. A companhia fechou acordos com a UFC, com a MLB TV, com a NBA TV e com a NHL para transmitir aos usuários do 360 informações atualizadas sobre as ligas mais importantes dos Estados Unidos. A ESPN, por sua vez, que já pode ser acessada através do console, passará a transmitir novos programas e notícias atualizadas. Outra iniciativa da empresa para levar para o universo virtual os fãs de esportes foi a parceria que a companhia fechou com a Nike para o desenvolvimento de Kinect Training. O sistema funciona como um personal trainer digital, capaz de criar treinos personalizados para diferentes biotipos de jogadores. O lançamento do software acontece no final deste ano.

Convergência – A Microsoft acredita na integração de mídias e aproveitou o evento para anunciar o Xbox SmartGlass, sistema que reúne em uma mesma interface TV, smartphone e tablet. Através do novo recurso, é possível assistir a um filme na TV por meio de um Xbox 360 e acessar, em tempo real, informações sobre seus atores em um celular Windows Phone, em um iPhone ou mesmo em um iPad. A Xbox Live foi reformulada para oferecer ao usuário uma boa experiência touch nos smartphones e tablets e a companhia integrou o Windows 8 ao sistema Xbox.


Entre as estratégias da Microsoft para 2012 e 2013 está a busca de conteúdo exclusivo para o seu console. O novo Tomb Raider será lançado primeiro para 360, bem como a primeira atualização, via download, de Resident Evil. O novo jogo baseado na animação South Park, o The Stick of Truth, está entre os games do catálogo da Microsoft.

O game musical Dance Central 3, que foi apresentando pelo cantor Usher, é outro título exclusivo que será lançado em breve para o Xbox 360.

Call of Duty: Black Ops II, uma das grandes promessas do ano, fechou a apresentação da multinacional. O jogo, desenvolvido pela Activision, também será lançado primeiro para Xbox 360. A Sony apresenta nesta segunda-feira à noite as suas novidades para 2012/2013. Já a Nintendo realiza a sua coletiva na terça-feira. Na ocasião, a empresa divulgará a data de lançamento de seu novo console, o Wii U, e a lista de jogos para o videogame.