Microsoft anuncia três novos apps para Android

Os apps foram desenvolvidos no Microsoft Garage (garagem, em português). O programa permite que empregados trabalhem em projetos paralelos às obrigações

São Paulo – A Microsoft está bem diferente desde a chegada de Satya Nadella ao cargo de CEO. A empresa vem investindo bastante em outras plataformas que não o Windows ou o Windows Phone. O indício mais recente disso é o lançamento de três apps para Android feito hoje.

Eles são o Next Lock Screen, o Journeys & Notes e o Torque. O último deles é uma versão do Bing direcionada para Android Wear, o sistema do Google voltado para relógios inteligentes.

Ao invés de um comando de voz para ativar o app, é usado um movimento pré-definido do pulso do usuário (a Microsoft está para lançar um relógio inteligente, esse pode ser um indício de comandos por movimentos para o relógio). Depois disso, basta dizer o que é para ser procurado no Bing.

Os outros dois apps são direcionados para smartphones. O Next Lock Screen é um aplicativo que modifica completamente a tela do Android quando ele está travado. Lá, serão exibidas notificações e atalhos para aplicativos.

Vale dizer que os apps exibidos pelo Next Lock Screen são selecionados a partir do contexto do usuário. Pelo GPS, ele pode aprender se o dono do smartphone está em casa, no trabalho ou se deslocando.

Ele mostrará apps que se encaixem nas situações. É possível escolher manualmente quais apps devem estar em cada contexto.

O segundo para smartphones é o Journeys & Notes (Jornadas & Notas, em português). Ele serve para dar dicas de deslocamento. Seja uma rota rápida de um bairro a outro, ou uma viagem entre países.

Pessoas que fizeram o mesmo percurso que você podem colocar dicas de caminhos, lugares ou outras rotas. O Journeys & Notes é um aplicativo social.

Nenhum dos três apps está disponível na loja brasileira do Android por enquanto.

Garagem da Microsoft

Os aplicativos foram desenvolvidos dentro do projeto Microsoft Garage (Garagem Microsoft, em português). A iniciativa dá aos empregados da empresa a oportunidade de criar algo fora de suas obrigações de trabalho.

Criado em 2009, o Microsoft Garage já tem mais de dez mil membros. Essa primeira leva mostra que parte dos empregados da empresa está empenhada em desenvolver material que chegue a usuários de outras plataformas, como o Android.

“O Garage representa uma mudança na companhia. Nossa cultura está evoluindo, estamos procurando experimentações com outras plataformas”, disse Jeff Ramos, responsável pelo Garage, ao site The Verge.

Vale lembrar que desde que Satya Nadella assumiu o cargo de CEO essas demonstrações são frequentes. Sob seu comando a empresa já anunciou o pacote Office para iPad, além de outros apps, como o Xim (de compartilhamento de fotos), para Android.