Microsoft anuncia o Sway, novo aplicativo da série Office

O Sway, novo aplicativo da série Office, da Microsoft, permite criar apresentações interativas para publicação na web e nas redes sociais

São Paulo — A Microsoft liberou uma versão beta do Sway, seu novo aplicativo para apresentações na internet. Ele permite criar conteúdo interativo de forma similar à montagem de um blog.

O Sway está em fase de testes como aplicativo na web. Em breve, deverá ser liberado também na forma de app para smartphones e tablets

O Sway faz parte da série Office, que já conta com o processador de textos Word e o software de apresentações PowerPoint, entre outros títulos.

Enquanto o Word é mais voltado para produzir conteúdo que possa ser impresso e o PowerPoint se destina a apresentações ao vivo, o Sway tem seu foco na produção de conteúdo para a web.

Por enquanto, ele possibilita criar páginas que são roladas verticalmente ou horizontalmente. As páginas verticais se parecem com um blog. 

Outros layouts estão à caminho, inclusive alguns que permitem navegação não linear, no estilo das apresentações geradas pelo app Prezi.

A Microsoft chama as apresentações criadas no Sway de sways. Para montar uma delas basta ir acrescentando textos, fotos e vídeos, como num blog. 

O próprio app se encarrega de redimensionar as fotos, mas há alguns opções para o usuário personalizar o layout. 

Títulos e subtítulos definem a estrutura a página. Ela pode receber conteúdo de fontes como YouTube, Facebook, OneDrive e o próprio computador, tablet ou smartphone do usuário. 

Pronta a apresentação, é possível compartilhá-la no Facebook ou no Twitter. O app também gera um código para quem quiser embutir o conteúdo num blog ou site da web. Ao ser exibida, a página se adapta ao formato e ao tamanho da tela.

O app está em fase beta. Interessados em testá-lo podem ser inscrever no site sway.com

Este vídeo da Microsoft apresenta o Sway (em inglês). Note que, nele, entre os dispositivos usados para criar sways estão um iPhone e um iPad, o que sugere que a versão para iOS deve ser liberada logo:

//www.youtube.com/embed/Jw-g6IuBVJE?rel=0

Confira, agora, um exemplo de sway com rolagem horizontal (em inglês):

https://sway.com/s/rainier/embed