Metade dos americanos não sabem de quem é o WhatsApp

Pesquisa revela que desconhecimento sobre o alcance do Facebook e do Google é alarmante

São Paulo – Pode parecer estranho, mas aproximadamente 50% dos cidadãos americanos que utilizaram o WhatsApp nos últimos seis meses não fazem ideia de que o aplicativo integra a grande rede dos produtos geridos pela empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook.

A pesquisa foi conduzida pelo site DuckDuckGo, mecanismo de buscas americano que promete garantir a privacidade dos seus usuários, que selecionou aleatoriamente 1297 adultos em um grupo demograficamente similar à população dos Estados Unidos. As perguntas foram feitas em agosto deste ano.

Waze está na lista

Além do WhatsApp, gigante no segmento de mensagens instantâneas, o aplicativo de navegação por GPS e monitoramento de trânsito Waze, amplamente usado no mundo todo, também tem sua propriedade desconhecida pelos usuários. Segundo a pesquisa, 60% das pessoas que usaram Waze nos últimos seis meses não sabem que o aplicativo é gerido pelo Google.

“Isso significa que a maioria dos americanos que usa o WhatsApp e/ou o Waze o faz sem perceber que todas as informações, sejam rotas, tempo de viagem, mensagens, fotos ou dados de localização, pertencem ao Facebook (no caso do WhatsApp) e ao Google (no caso do Waze) “, de acordo com a pesquisa.

Uma versão anterior do mesmo levantamento mostrou que 56,9% dos adultos americanos não sabiam que o Instagram pertencia ao Facebook e 44,6% desconhecia que o YouTube fazia parte dos produtos do Google.

Ainda segundo o DuckDuckGo, a falta de conhecimento sobre o alcance das duas empresas de tecnologia se torna mais alarmante à medida em que os americanos buscam controle cada vez maior sobre seus dados e sua privacidade online.