Mercado de vídeos online de games já vale US$ 3,8 bi

Com estrelas como o sueco Felix Kjellberg, que ganhou 7,4 mi de dólares em 2014, o mercado de vídeos online de games já vale quase quatro bilhões de dólares

São Paulo – O mercado de vídeos online de games já vale 3,8 bilhões de dólares, de acordo com um relatório da empresa de pesquisa SuperData. Esse valor é gerado graças a uma audiência de quase 500 milhões de pessoas ao redor do mundo.

O aumento foi enorme nos últimos anos. De acordo com os números da SuperData, obtido pelo site Quartz, em 2013 a audiência global desse tipo de conteúdo era de 287 milhões. Dois anos depois o valor aumentou 70% e chegou a 486 milhões de espectadores.

A previsão é que em 2017 sejam 790 milhões de pessoas consumindo conteúdo online relacionado a games. Veja mais no gráfico abaixo.

Os números são mesmo gigantescos. Recentemente, o assunto veio à tona graças à estrela do YouTube Felix Kjellberg. O sueco de 25 anos é responsável pelo canal PewDiePie.

Em uma conversa com o jornal Expressen, da Suécia, Kjellberg revelou que apenas em 2014 ele teve um lucro de 7,4 milhões de dólares com seu canal. Hoje, o canal PewDiePie é o maior do YouTube: tem 37 milhões de assinantes e mais de 9 bilhões de visualizações.

Mas Kjellberg não está sozinho. Os números gigantescos da SuperData incluem trailers de jogos, passo a passo de jogos e pessoas como Kjellberg, que fazem streaming enquanto jogam.

Nesse último nicho, além do YouTube, aparece o serviço Twitch. A plataforma de streaming foi criada exclusivamente para o público gamer. No ano passado, a Amazon adquiriu o Twitch em uma transação de quase um bilhão de dólares.

De acordo com a SuperData, Estados Unidos e Europa são os principais mercados – apenas os EUA têm 125 milhões de espectadores. A maior parte do dinheiro gerado vem de anúncios em vídeos, patrocinadores e assinaturas.

“Mais da metade dos espectadores doa quase cinco dólares mensalmente e 44% pagam uma assinatura”, informa a SuperData. Alguns, no entanto, vão além dos cinco dólares. No ano passado, a dona do canal KittyPlays recebeu uma doação única de quase sete mil dólares.