Marissa Mayer fala sobre erros e acertos do Yahoo

O Yahoo produziu 86 séries de vídeo fracassadas no ano passado e ainda batalha para ter um app móvel de grande sucesso, revela a CEO Marissa Mayer

São Paulo — Marissa Mayer, CEO do Yahoo há dois anos, foi uma das estrelas do evento TechCrunch Disrupt, que acontece em Nova York nesta semana.

Em entrevista a Michael Arrington, do TechCrunch, Marissa abordou o que parecem ser os dois focos do Yahoo: vídeo e apps móveis, e ainda falou sobre a aquisição Tumblr pelo Yahoo. Veja algumas coisas que ela disse:

Dispositivos móveis

“Quando cheguei ao Yahoo, a internet móvel era o hobby de todo mundo lá. Mas não era o trabalho de ninguém”, diz Marissa.

“Perguntei quantas pessoas trabalhavam na engenharia de aplicações móveis. Disseram que eram ‘umas cem’. Então perguntei: ‘São cem mesmo ou são 60 e você está arredondando para que eu me sinta melhor?’”

Hoje, há cerca de 500 pessoas trabalhando em apps e sites móveis no Yahoo, sob o comando do executivo Adam Cahan. “Os acessos móveis estão dobrando em todas as métricas que usamos”, diz ela.

Apps do Yahoo

Marissa cita, como projetos bem sucedidos, o Yahoo Mail e o app de notícias Yahoo News Digest, que ainda não está disponível no Brasil.

Mas o fato é que o Yahoo ainda não tem nenhum aplicativo nas lista dos mais baixados das lojas de apps. A empresa planeja agregar mais funções aos aplicativos que ela já possui.

Ela diz que a ideia é reproduzir, no smartphone, algumas características do site do Yahoo na web. As pessoas vão lá para ler e-mail e acabam consultando as notícias ou a previsão do tempo. 

“Queremos oferecer essa experiência das descobertas não intencionais”, diz Marissa. “Queremos que nossos apps tenham um pouco mais de recursos.”

Tumbr

O Yahoo pagou 1,1 bilhão de dólares pelo site de blogs Tumblr, quantia que muitos consideram exagerada. Marissa, é claro, defende a compra e diz que o app móvel do Tumblr tem ótimo potencial de sucesso.

“Ferramentas de comunicação como o Tumblr e o Yahoo Mail poderão estar entre os apps mais baixados”, afirma ela. 

Produção de vídeo

Marissa revela que o Yahoo! investe massivamente na área de produção de vídeo, mas ainda não obteve o resultado esperado:

“No ano passado, nós produzimos 86 séries diferentes”, disse ela. “Mas você não ouviu falar em nenhuma delas porque esse foi uma espécie de exercício de divulgação de marca fracassado.”

Ela diz que o Yahoo, agora, vai se concentrar em menos séries. Duas delas são “Other Space” (“Outro Espaço”) e “Sin City Saints” (“Os santos da cidade do pecado”). E a empresa também vai exibir um show ao vivo por dia, numa parceria com o site Live Nation.

O vídeo abaixo traz a entrevista de Marissa Mayer a Michael Arrington (em inglês):