Mapa mostra a qualidade da internet no Brasil

Dados foram obtidos a partir de um sistema de métrica oferecido pelo Simet e contou com a colaboração de mais de 600 mil usuários

São Paulo – O CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) divulgou um mapa que mostra a velocidade da conexão com a web em diferentes regiões do país.

Os dados foram obtidos a partir de um sistema de métrica oferecido pelo Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) e contou com a colaboração de mais de 600 mil usuários. Após receber o CEP do usuários, o sistema mede a velocidade de sua banda. Em seguida, as informações são relacionadas no infográfico.

Os pontos vermelhos indicam conexões com velocidade de tráfego menores, entre 100 Kbps e 500 Kbps. Já os pontos verdes indicam velocidade acima de 2200 Kbps. O teste pode ser feito no endereço http://simet.nic.br/mapas/.

De acordo com um relatório divulgado pelo CGI, apenas seis empresas oferecem 80% das conexões de internet à empresas e residências no Brasil. No total, o Brasil teria 1 934 provedores de serviços internet, que oferecem 17 milhões de conexões fixas.

Quanto à velocidade de conexão, 89% deles têm sua oferta centralizada na faixa de até 512 Kbps; outros 81% trabalham com planos entre 512 Kbps e 2Mbps; e 48% fornecem velocidade de tráfego entre 2Mbps e 12Mbps.