Mais veloz, novo Chromecast chega ao Brasil por R$ 400

Dispositivo transforma televisões comuns em Smart TVs e agora tem tecnologia Wi-Fi mais potente

São Paulo – A primeira versão do Chromecast chegou ao Brasil em junho de 2014, ao custo de 199 reais. Nesta semana, o Google traz ao país a nova edição do produto, que abre aplicativos de maneira mais veloz e tem tecnologia Wi-Fi mais potente, com preço sugerido de 399 reais. 

O Chromecast é um dispositivo que coloca a sua TV antiga na internet, desde que ela tenha uma porta HDMI. Com ele, é possível assistir vídeos de aplicativos como Netflix e YouTube, ou ouvir músicas de serviços de transmissão online, como Spotify e Deezer. 

A principal novidade que o novo Chromecast possui é a tecnologia Wi-Fi com suporte para a rede de 5 GHz. Essa frequência de transmissão está menos sujeita a interferências de aparelhos domésticos, como microondas, telefones sem fio e até mesmo outras redes Wi-Fi. Com isso, a experiência de uso é mais fluída do que no primeiro dispositivo lançado pelo Google. 

Se o seu roteador não transmitir o sinal de 5 GHz, o Chromecast irá se conectar a ele por meio da rede 2,4 GHz (ainda que com a possibilidade da interferência).  

O Chromecast pode ser controlado por aplicativos disponíveis para smartphones Android ou iOS, bem como por computadores, sejam eles Macs, Chromebooks ou com sistema Windows. 

O Google informou que o primeiro Chromecast deixará de ser produzido, devido ao lançamento da nova geração. 

Chromecast Audio 

O Google trouxe ao Brasil também o Chromecast Audio, que permite dar conectividade para caixas de som antigas. Em vez do HDMI, o dispositivo se pluga a uma entrada P2, normalmente usada para conectar fones de ouvido.  

O aparelho custa o mesmo que o Chromecast para TVs, ou seja, 399 reais. 

Chromecast Audio: aparelho dá vida nova a caixas de som antigas e moderniza até mesmo as que já tem Bluetooth (Divulgação/Google)

O Google tem uma página online que mostra como funciona o Chromecast Audio. 

É possível transmitir músicas não só do Google Play Music, mas também de Spotify, Deezer, entre outros.  

Uso 

Por meio de uma pesquisa online com 730 pessoas, o Google levantou alguns dados sobre o uso do Chromecast de primeira geração. São eles: 

– 50% usam o dispositivo diariamente e em família 

– 69% têm o produto na TV da sala de estar, mas 58% também têm um no quarto 

– Um terço dos usuários leva o Chromecast na mala em viagens 

– Transformar uma TV em Smart TV, projetar conteúdo do smartphone e ter uma boa experiência de navegação são os principais motivos para a compra do produto 

– 88,3% concordam que o Chromecast mudou a maneira de uso de suas televisões 

Nos Estados Unidos 

O Google lançou o Chromecast primeiramente nos Estados Unidos. A ideia, ainda em 2013, já era a de conectar TVs comuns à internet. No entanto, uma diferença entre o mercado brasileiro e o americano é o preço. Nos EUA, um Chromecast sai por 35 dólares, enquanto o preço no Brasil hoje é de 399 reais, o que seria o equivalente a 113,20 dólares atualmente.