Maior aeronave do mundo realiza seu primeiro voo

O Airlander 10 é uma mistura de avião com balão. Capaz de carregar dez toneladas de carga, ele fez seu primeiro voo na Inglaterra

São Paulo – O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, fez seu primeiro voo nesta quarta-feira. O teste aconteceu na região central da Inglaterra, de acordo com a ABC News.

O voo de meia hora foi realizado na cidade de Cardington, que fica ao norte de Londres. O objetivo é usar a aeronave, ainda em desenvolvimento, como alternativa para transporte de cargas pelo ar. O Airlander 10 é capaz de carregar mais peso do que aviões tradicionais.

O veículo é gigantesco, com 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura. Ele ganha do Antonov Mriya, o maior avião do mundo.

Para se manter no ar, a Airlander utiliza gás hélio, o mesmo usado em balões que enfeitam festinhas infantis. Além disso, o formato da fuselagem também gera sustentação durante o voo.

Além das dimensões, ele tem boa autonomia. De acordo com a companhia britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), ele seria capaz de passar três semanas voando, sem a necessidade de realizar um pouso. Já que não queima combustíveis, ele ainda é mais amigável ao meio ambiente do que as soluções atuais.

A HAV enxerga uso comercial e militar para o Ailander 10. A aeronave, aliás, foi desenvolvida para fins militares. A nave começou a ser desenvolvido pelo exército americano. Devido a cortes no orçamento, no entanto, o projeto foi deixado de lado.

A versão em testes é capaz de carregar 10 toneladas de carga. A empresa, no entanto, já pensa em criar versões maiores que poderia levar até 50 toneladas.

Veja abaixo um vídeo do voo inaugural do Airlander.