MacBook fica mais rápido com Windows 10, sugere teste

Um teste informal aponta que o novo sistema da Microsoft é executado com mais fluidez que o da Apple no MacBook de 12 polegadas

São Paulo – Essa notícia pode deixar os Apple maníacos um pouco irritados. Um estudante de computação relatou em seu blog que, em um teste informal, algumas funções do Windows 10 rodam de uma maneira mais rápida e leve no MacBook de 12 polegadas do que o software OS X.  

O aluno da Universidade Tufts, Alex King, conta que instalou o sistema operacional da Microsoft no MacBook utilizando o Boot Camp, um software da Apple que ajuda na instalação do Windows no Mac. Isso significa que o MacBook roda o Windows 10 naturalmente e não emulado em uma máquina virtual dentro do sistema OS X.

Após um mês usando o sistema da Microsoft no MacBook, King relatou que o Windows 10 é rápido, suave e tem uma performance melhor do que o OS X.  “Esse teste me faz crer que a Apple realmente precisa rever como suas animações são feitas”, comentou o estudante.

As duas principais reclamações das pessoas que utilizam o Windows nos computadores da Apple estão relacionadas à redução do tempo de bateria e da velocidade dos aplicativos.

King conta que não esgotou a bateria totalmente e que ela durou 9 horas seguidas de uso com 40% de brilho na tela. “Mesmo que a bateria do Mac, geralmente, não dure tanto no Windows, quanto no OS X, no caso do novo sistema parece que essa lacuna foi preenchida”, ele disse.

Além do desempenho do Windows 10, o blogueiro também comentou que o Microsoft Edge, o novo navegador para Windows, foi rápido para renderizar páginas e suportou um grande número de guias.

“Eu definitivamente me vejo usando esse navegador quando a versão final for lançada”, relatou King em seu post.

O estudante também testou jogos 3D no MacBook com Windows 10. Para ele, embora o processador Intel Core M e os gráficos integrados não executarem os jogos mais novos ou os que requerem configurações altas, ele foi capaz de jogar “Left 4 Dead 2” a 60 quadros por segundo com uma resolução de 1.280 x 800.

Apenas teremos uma confirmação desse desempenho do Windows 10 no MacBook de 12 polegadas quando testes mais rigorosos forem feitos. No entanto, se King estiver correto, os fabricantes de PC precisarão encontrar uma maneira de fabricar notebooks que rodem o Windows 10 tão bem quanto em um MacBook.