Lumia 920 chega em 2013 e será compatível com 4G brasileiro

Ainda sem preço definido, smartphones com Windows Phone 8, Lumia 920 e 820, desembarcam no Brasil entre janeiro e março do ano que vem

São Paulo – Os modelos Lumia 920 e 820 são as apostas da Nokia para se revitalizar no mercado global de smartphones, no qual sequer está presente entre as cinco maiores do planeta. Lançados oficialmente em setembro de 2012, os aparelhos vão finalmente desembarcar no Brasil em algum momento entre janeiro e março de 2013.

Em evento para desenvolvedores, o Nokia Developer Day, realizado hoje em São Paulo, EXAME.com teve a chance de experimentar os dois aparelhos e testar algumas de suas funcionalidades.

O Nokia Lumia 920 é o smartphone que assumirá o topo da linha da fabricante. E, de fato, o dispositivo traz funcionalidades avançadas, especialmente no que diz respeito a sua câmera, que tem resolução de 8,7 MP e vem equipada com uma tecnologia chamada Pure View.

Esta tecnologia, segundo a Nokia, mantém a qualidade das imagens capturadas mesmo em ambientes de baixa luminosidade. No local do evento, havia uma cabine escura para testes com a câmera e o resultado surpreendeu: mesmo capturada sem flash, a imagem registrada pelo Lumia 920 era de boa qualidade.

Mas este é apenas um dos vários recursos incorporados pela Nokia ao aparelho. Outro interessante é o Smart Shoot, que captura várias fotos, em um período de até 5 segundos, antes de registrar a imagem propriamente dita.


O zoom do Lumia 920 pode ser acionado ao deslizar o dedo na tela do smartphone, em gesto similar ao de uma pinça. Com lente Carl Zeiss, a câmera também filma em Full HD e conta com estabilizador mecânico, que traz mais segurança no registro de vídeos. 

Além da câmera avançada, o Nokia Lumia 920 tem tela de 4,5 polegadas, roda Windows Phone 8, é equipado com processador de dois núcleos, tecnologia NFC e vem preparado para ser recarregar sua bateria por meio de indução, eliminando a necessidade de conectar o smartphone ao carregador. 

O Nokia Lumia 820 é, digamos, um pouco mais básico que o modelo topo da linha. Sua câmera, de 8 MP de resolução, não vem com a tecnologia Pure View, mas conta com funcionalidades similares ao Lumia 920, como, por exemplo, a Smart Shoot. Com tela de 4,3 polegadas AMOLED, também vem equipado com processador de dois núcleos, Windows Phone 8 e tecnologia NFC.

Para alegria dos brasileiros, os dois aparelhos chegam ao país com suporte para a rede 4G LTE em implementação no país. Já em relação ao preço, contudo, ainda não há nenhuma estimativa. A única pista deixada por Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil, é que os aparelhos serão vendidos por “preços bem bacanas”.

Em linhas gerais, os aparelhos agradaram e suas funcionalidades os colocam à altura de concorrentes já à venda no mercado, como o iPhone 5 e o Galaxy S III. O desafio a ser batido, porém, é a escassez de aplicativos disponíveis para download. Apesar de contar hoje com mais de 120 mil apps, a loja virtual do sistema operacional da Microsoft, Windows Phone, continua muito atrás das rivais App Store, que recentemente chegou à marca de 1 milhão de apps aprovados, e a Google Play, que tem mais de 700 mil opções para aparelhos Android.