Lotta de Macedo Soares ganha homenagem em forma de doodle

Arquiteta e paisagista brasileira é conhecida por ajudar no projeto do Parque do Flamengo

São Paulo – O Google revelou hoje um doodle que homenageia uma brasileira muito admirada no seu meio, mas talvez não tão conhecida pelo grande público. O logo do site de buscas faz um tributo aos 107 anos do nascimento de Lotta de Macedo Soares, uma das maiores arquitetas e paisagistas do Brasil.

Batizada de Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, mas conhecida como Lotta, ela nasceu em Paris, na França, em 1910. Porém, foi no Brasil que fez carreira nas áreas de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Ela, por exemplo, foi convidada por Carlos Lacerda, então governador do Estado da Guanabara, a ajudar a construir o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. O local é considerado o maior aterro urbano do mundo.

Aliás, o doodle traz a figura de Lotta desenhando uma planta de arquitetura e, ao fundo, a imagem do Parque do Flamengo.

Lotta de Macedo Soares

A arquiteta morou em Nova York, nos Estados Unidos, onde fez diversos cursos no Museu de Arte Moderna. Foi no país do Tio Sam que ela conheceu Elizabeth Bishop, uma das poetisas modernas mais famosas dos EUA. As duas tiveram um relacionamento amoroso e moraram juntas de 1951 a 1967. Bishop dedicou seu volume de poemas “Questions of Travel” a Lotta.

Após a construção do Parque do Flamengo, a arquiteta se mudou para Nova York para encontrar Bishop. No mesmo dia de sua chegada, Lotta tomou uma overdose de tranquilizantes e faleceu.

A história de vida de Maria Carlota Costallat de Macedo Soares e seu relacionamento com Bishop e com Carlos Lacerda foram mostrados no filme Flores Raras de 2013.

Veja a homenagem do Google a Lotta de Macedo Soares no vídeo abaixo:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando Nascimento

    Agradecemos a deferência da Exame.com ao doodle em homenagem a Lotta e em especial a Marina Demartini pelo carinho em tratar a matéria. Um abraço, Fernando Nascimento – Instituto Lotta (http://institutolotta.org.br)