Loja de apps e Windows 8 beta chegam em fevereiro

A loja terá conteúdos desenvolvidos exclusivamente para o sistema Windows 8, assim como ocorre atualmente com a Mac App Store e a Chrome Web Store

São Paulo – A Microsoft apresentou ontem (06) detalhes da Windows Store, sua loja de aplicativos que virá embutida no Windows 8.

A loja terá conteúdos desenvolvidos exclusivamente para o sistema Windows 8, assim como ocorre atualmente com a Mac App Store (para computadores Mac, da Apple) e a Chrome Web Store, dedicada ao navegador do Google.

De acordo com a Microsoft, a Windows Store estará disponível já com a versão beta do Windows 8, que foi oficialmente confirmado pela empresa para fevereiro de 2012.

A Windows Store terá como diferencial das outras lojas a possibilidade do usuário utilizar um aplicativo demonstrativo gratuitamente. Assim, o usuário poderá baixar um app em modo trial para testar suas funcionalidades; e se gostar, poderá comprá-lo.

O formato do pagamento na loja seguirá o adotado também pela Apple, onde a Microsoft poderá ficar com 30% do valor total do aplicativo vendido. Caso o valor do faturamento alcance US$ 25 mil, a cobrança cairá para 20% do valor. Além disso, os desenvolvedores poderão optar pelo sistema de pagamentos que desejarem, não sendo obrigados a manter a sugestão oficial da Microsoft.

A Microsoft também irá criar uma integração da Windows Store com o navegador Internet Explorer 10, oferecendo atalhos para aplicativos baixados na loja diretamente no browser.

Segundo a Microsoft, a Windows Store chegará a todos os países onde o Windows terá uma versão local (serão mais de 120 línguas diferentes). E os 40 mercados mais importantes para a empresa (provavelmente o Brasil está entre eles) poderão oferecer aplicativos pagos em moeda local.

Além disso, desenvolvedores que quiserem criar aplicativos para a Windows Store poderão participar de um concurso até o dia 8 de janeiro de 2012. Será necessário criar um app no formato Metro (nova interface do Windows 8), para concorrer a um notebook, um ano de assinatura do Windows Azure (serviço de cloud computing da Microsoft) e dois anos de assinatura da Windows Store.