LG e TP Vision (Philips) oficializam a Smart TV Alliance

A aliança deve trazer uma redução de custos e tempo para desenvolvimento, uma vez que não precisarão realizar testes em diferentes plataformas

São Paulo – A LG Electronics e a TP Vision (televisores Philips), oficializaram no dia 20 a criação da Smart TV Alliance, uma cooperação para criar um ecossistema aberto para desenvolvedores de aplicativos.

Os fabricantes já haviam anunciado uma cooperação durante a IFA 2011, em Berlim. Os nomes dos outros players que estão se unindo à Aliança serão anunciados no site da Smart TV Alliance no momento oportuno. Fabricantes japoneses de TV devem aderir à aliança também.

A aliança deve trazer uma redução de custos e tempo para desenvolvimento, uma vez que não precisarão realizar testes em diferentes plataformas.

Para facilitar a entrada de novos parceiros e fomentar as discussões, os fundadores da Aliança criaram o Smart TV Alliance Consortium. Um dos principais objetivos deste consórcio é ajudar a definir as especificações técnicas que permitirão aos desenvolvedores executar seus aplicativos em vários televisores, independentemente da plataforma.

Para ativar este tipo de processo de desenvolvimento, a aliança disponibilizará a primeira versão de seu software development kit (SDK) em seu site. O SDK é baseado em tecnologias abertas, como o HTML5, e permite que os programas abertos rodem nas Smart TVs dos membros participantes da aliança.

A Smart TV Alliance pretende aprimorar esta primeira versão e anunciar especificações do SDK 2.0, que será lançado no final deste ano. Com o SDK 2.0, os desenvolvedores já serão capazes de criar aplicativos para os modelos de TVs de 2013 dos membros participantes da aliança.