Leia a carta de Cook pedindo desculpas pelos mapas da Apple

A Apple admite que seu serviço de mapas é ruim e pede desculpas aos usuários. Veja a carta do CEO Tim Cook sobre o assunto

São Paulo — Ridicularizada pelas inúmeras falhas em seu novo aplicativo Mapas, a Apple resolveu pedir desculpas aos usuários. O CEO Tim Cook reconhece que o app é ruim e chega ao ponto de recomendar que as pessoas usem serviços de mapas de concorrentes como Google, Nokia e Microsoft.

O app problemático é parte do iOS 6, nova versão do sistema operacional móvel da empresa, que estreou junto com o iPhone 5. Esse aplicativo substituiu o antigo, que usava a base cartográfica do Google. Agora, os dados geográficos pertencem à própria Apple. Mas o resultado é desastroso. Os erros vão de cidades no meio da Antártica a trechos de mar que viraram terra, além de distorções terríveis nas imagens. Veja a carta de Tim Cook aos usuários:

“A nossos clientes

Na Apple, nós nos esforçamos para fazer produtos de primeira categoria que proporcionem a melhor experiência possível aos nossos clientes. No lançamento do novo Mapas, na semana passada, nós não cumprimos esse compromisso. Sentimos muitíssimo pela frustração causada aos nossos clientes e estamos fazendo tudo que podemos para melhorar o Mapas.

Lançamos Mapas inicialmente com a primeira versão do iOS. Conforme o tempo avançava, queríamos oferecer a nossos clientes um Mapas ainda melhor, incluindo recursos como instruções detalhadas de navegação, voz, visão aérea e mapas formados por gráficos vetoriais. Para isso, tivemos de criar uma nova versão do Mapas do zero. 

Já há mais de 100 milhões de dispositivos com o iOS usando o novo Mapas da Apple, com muitos outros aderindo a cada dia. Em pouco mais de uma semana, os usuários do iOS com o novo Mapas já pesquisaram quase meio bilhão de lugares. Quanto mais nossos clientes usarem o Mapas, melhor ele vai ficar e nós apreciamos imensamente todo o retorno que tivemos de vocês.

“Enquanto estamos aperfeiçoando o Mapas, você pode tentar alternativas baixando apps de mapas da App Store como Bing, MapQuest e Waze. Ou pode usar os mapas do Google ou da Nokia indo aos sites deles na web e criando um ícone na tela inicial para o web app deles”, sugere ele.

Tudo que fazemos na Apple tem o objetivo de fazer com que nossos produtos sejam os melhores do mundo. Sabemos que você espera isso de nós, e vamos continuar trabalhando sem parar até que o Mapas esteja no mesmo nível incrivelmente elevado. 

TIM Cook

CEO da Apple”