Lançamentos da Asus fazem afronta à Apple

Smartphones e notebook da empresa prometem mais potência e têm designs inovadores

São Paulo – A feira de tecnologia Computex acontece nesta semana, em Taiwan, mas a Asus não esperou que ela começasse para apresentar a sua nova linha de produtos. As novidades anunciadas hoje pela empresa representam uma afronta à Apple, que é reconhecida internacionalmente pelo design de seus produtos.

O primeiro é o smartphone chamado Zenfone 3. Além de ter 6 GB de memória RAM, enquanto os iPhones atuais têm 2 GB, o aparelho conta com um visual livre de linhas de antenas, diferentemente do que acontece com os concorrentes da Apple, que têm linhas retas que acomodam antenas na parte traseira. 

O corpo do dispositivo da Asus não tem partes removíveis e é revestido de vidro protetor Gorilla Glass 4 na da frente e atrás.

O modelo principal é o Zenfone 3 Deluxe, que tem tela de 5,7 polegadas com resolução Full HD e sensor de impressões digitais para desbloqueio.  Seu processador é um Snapdragon 820, da Qualcomm, marcando a troca dos chips da Intel em seus produtos topo de linha. 

A bateria do aparelho tem 3.000 mAh e suporte para recarga rápida na tomada. Já as fotos são feitas com as câmeras de 23 MP e 8 MP do Zenfone 3 Deluxe. 

Mais dois modelos dessa família foram anunciados pela Asus nesta semana, que são mais modestos. O Zenfone Ultra tem a tela como diferencial: ela tem 6,8 polegadas. A configuração de hardware é um processador  Snapdragon 652, aliado a 4 GB de memória RAM e uma bateria de 4.600 mAh. 

Zenfone 3: linha de smartphones da Asus tem três integrantes (Divulgação/Asus)

Mesmo antes de revelar os novos Zenfone 3, a Asus Brasil confirmou a EXAME.com que os produtos chegarão ao nosso país no segundo semestre deste ano. 

Já o Zenfone 3 tem display de 5,5 polegadas, com resolução Full HD (assim como os demais), processador Snapdragon 625, 4 GB de RAM e bateria de 3.000 mAh. 

Divulgação/Asus

Asus ZenBook 3: produto pesa menos do que o MacBook ( (Divulgação/Asus) )

Outro produto que desafia a Apple no quesito design é o ZenBook 3, um notebook que tem espessura ainda menor do que a MacBook: 11,9 milímetros.  O produto da Apple tem 13,1 milímetros de espessura.

Jonney Shih, presidente do conselho da Asus,  afirmou, na apresentação do produto, que ele é duas vezes mais potente do que o MacBook mais recente da Apple, combinando o design fino e leve com a potência vista em um MacBook Pro.

O peso do ZenBook também é menor do que o do MacBook: são 910 g contra as 920 g do concorrente. A diferença, entretanto, pode ser quase imperceptível para o consumidor.  

Divulgação/Asus

Asus ZenBook 3: aparelho tem processador Intel Core i7 ( ( (Divulgação/Asus) ) )

O aparelho será vendido nas cores azul royal, quartzo cinza e ouro rosado – essa última opção leva o mesmo nome da cor oferecida pela Apple nos MacBooks e iPhones. 

O ZenBook 3 será lançado no terceiro trimestre deste ano (julho-setembro) e terá duas opções, ambas com processador Intel Core i7. O que mudará serão as unidades de memória. Por 1.999 dólares, o notebook vem com 1 TB de armazenamento em HD, enquanto o produto de 1.499 dólares terá 512 GB em SSD (disco de estado sólido mais veloz do que o HD). 

A feira de tecnologia Computex, que contará com a participação da Asus, acontece em Taiwan e acontece de 31 de maio a 04 de junho.

Atualização 31/05/2016: O texto foi ajustado com a informação sobre o uso do vidro Gorilla Glass na construção do Zenfone 3.