iPhone 5 pode ser anunciado junto com novos iMac

Informações não oficiais indicam que a Apple prepara novos modelos da sua linha de computadores tudo-em-um iMac, que podem ser apresentados junto com o iPhone 5

São Paulo — Nesta quarta-feira, depois de meses de expectativa, a Apple deve finalmente revelar o iPhone 5. Existe uma chance de que, junto com o novo smartphone, a empresa da maçã apresente novos modelos da linha iMac de computadores pessoais tudo-em-um.

A renovação da linha iMac é esperada, já que os modelos atuais são de maio de 2011 e já estão desatualizados. Mas há dúvida sobre quando a Apple vai anunciar os novos computadores. Pode ser nesta quarta-feira, junto com o iPhone 5, ou num evento posterior, talvez em outubro ou novembro, junto com o iPad mini.

A informação mais recente vem do noticiário Foxnews, que diz ter ouvido de diversas fontes que os novos iMac estão a caminho. Um indício disso é que os modelos atuais estão desaparecendo das lojas nos Estados Unidos, como constatou o pessoal do site MacRumors. Quando isso acontece com um produto bem sucedido que está há muito tempo no mercado, geralmente é sinal de que uma nova geração está chegando.

A Fox News lista algumas características que podemos esperar dos novos iMac: processadores Intel da geração Ivy Bridge, conexão USB 3.0, unidades de armazenamento SSD e perfil mais fino. O site também diz esperar que a Apple elimine o drive óptico na lateral. Todas essas características já existem nos laptops da Apple. Assim, é natural que a empresa as leve também para a linha iMac.

A dúvida fica por conta da tela dos novos iMac. Entre os usuários, há a expectativa de que a Apple ofereça modelos com tela Retina. Mas não há certeza de que isso vá acontecer. Essas telas de alta definição apareceram primeiro no iPhone, depois no iPad e no MacBook. Fabricá-las em tamanhos grandes, como 27 polegadas, para uso no iMac, pode difícil ou caro demais.

Assim, é possível que a Apple apresente uma nova geração do iMac sem tela Retina. Marco Ament, o antenado criador do app InstaPaper, diz ter ouvido de múltiplas fontes que é exatamente isso que vai acontecer. Ele afirma que os novos iMac vão chegar ainda neste ano – sem tela Retina.