José Eduardo Cardozo e Biden discutem espionagem a brasileiros

Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viajou nesta segunda-feira aos Estados Unidos para se reunir com o vice-presidente americano, Joe Biden, para...

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, viajou nesta segunda-feira aos Estados Unidos para se reunir com o vice-presidente americano, Joe Biden, para analisar as denúncias de espionagem eletrônica contra cidadãos brasileiros.

José Eduardo Cardozo dialogará “com o governo dos Estados Unidos sobre a interceptação de dados eletrônicos e de telefonia no Brasil”, informou o ministério da Justiça em Brasília.

Além do encontro com Biden, programado para a quarta-feira, o ministro da Justiça se reunirá com a assessora para Assuntos de Contraterrorismo, Lisa Monaco, e com o chefe do departamento de Justiça, Eric Holder.

Segundo documentos vazados pelo ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) Edward Snowden, o Brasil fez parte de uma rede de 16 bases de espionagem operadas pelos serviços de Inteligência americanos, que interceptou milhões de telefonemas e e-mails.

Em meados de julho, o vice-presidente Biden telefonou à Dilma Rousseff para dar explicações sobre as denúncias de espionagem.