Jordânia terá reator nuclear de pesquisas

Amã - A Comissão Reguladora Nuclear da Jordânia autorizou a construção de um primeiro reator nuclear de pesquisa no reino, que importa 95% de sua energia e busca...

Amã – A Comissão Reguladora Nuclear da Jordânia autorizou a construção de um primeiro reator nuclear de pesquisa no reino, que importa 95% de sua energia e busca desenvolver a energia nuclear para satisfazer sua crescente demanda de eletricidade.

Com capacidade de 5 megawatts, o reator será construído na Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, informou o chefe da Comissão, Majad Hawwari.

“O projeto foi aprovado após dois anos de estudos”, afirmou este encarregado em um comunicado divulgado esta terça-feira.O reator será construído por um consórcio sul-coreano que inclui o Korean Atomic Energy Research Institute e o Daewoo Engineering and Construction Co. e espera-se que esteja concluído em 2016, acrescentou.

Segundo autoridades jordanianas, o projeto custará 130 milhões de dólares. A Coreia do Sul concedeu à Jordânia um empréstimo de US$ 70 milhões.