Jobs é rico porque merece, diz Obama

Referência a CEO da Apple foi interpretada como uma crítica de Obama a executivos de bancos e instituições financeiras

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou o tipo de fortuna que o CEO da Apple construiu.

Após fazer um discurso, em Washington, sobre as dificuldades que a economia americana atravessa para voltar a crescer, Obama usou Jobs como exemplo de enriquecimento positivo.

“Jobs tem uma fortuna porque inventou duas ou três coisas revolucionárias. Este é o tipo de riqueza que nós precisamos incentivar”, disse o presidente americano.

A referência a Jobs foi interpretada como uma crítica de Obama a executivos de bancos e instituições financeiras. Mesmo apontados por causar a grave crise financeira iniciada em outubro de 2008, estes profissionais receberam bônus milionários e acumulam fortunas ao mesmo tempo em que as instituições que eles levaram à falência receberam bilhões em empréstimos do Federal Reserve, o banco central americano.

Esta não é a primeira vez que Obama manifesta admiração por Jobs. Em outubro deste ano, a Casa Branca divulgou um telefonema que o presidente americano fez ao criador da Apple.

Na ocasião, o governo americano disse que Obama entrou em contato com várias personalidades importantes para pedir sugestões sobre como melhorar a qualidade da educação no país e tornar a economia americana mais competitiva.

Curiosamente, Barack Obama é um grande fã do BlackBerry e tornou-se uma espécie de garoto propaganda informal da companhia canadense RIM, a fabricante do BlackBerry. Nos Estados Unidos, os smartphones da RIM são os principais rivais do iPhone.